Catorze antigas escolas primárias do concelho de Pombal, no distrito de Leiria, vão integrar uma hasta pública destinada a potenciar projetos de desenvolvimento turístico, anunciou o município.
A Câmara Municipal de Pombal avança que a iniciativa pretende “estimular o investimento privado no setor do turismo” e contribuir para a “criação de riqueza” e para a “valorização das comunidades e dos recursos endógenos do território”.
Os estabelecimentos de ensino a ceder situam-se nas freguesias de Abiul, Carriço, Louriçal, União das Freguesias de Santiago e São Simão e Albergaria dos Doze e Vila Cã, e apresentam tipologias entre uma e três divisões.
Segundo a autarquia, o arrendamento tem como objetivo ainda a “manutenção e preservação” dos edifícios, ficando as intervenções necessárias a cargo do arrendatário.
O valor-base de licitação varia entre os 50 e os 100 euros mensais, consoante o número de salas, sendo os contratos celebrados por um período de 25 anos, automaticamente renovável por períodos sucessivos de cinco anos.
Pombal vai transformar 14 antigas escolas primárias em projetos de turismo
