Faculdade de Ciência da Nova usa inteligência artificial para analisar fogos urbanos

Data:

O AI-4-MUFF é um projeto de investigação desenvolvido por uma equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA).
Esta nova ferramenta “analisa os fogos urbanos para entender o fenómeno e permitir uma melhor gestão dos recursos da administração pública”, informa a Universidade Nova de Lisboa numa nota enviada ao ‘Mundo Português’.
O AI-4-MUFF poderá ajudar a redistribuir pessoas e equipamentos ou até a definir o melhor local para um quartel de bombeiros, através da inteligência artificial e metodologias da ciência dos dados
A ferramenta informática foi apresentada a 6 de fevereiro na sede da Autoridade Nacional Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide.
“O principal objetivo do projeto de investigação AI-4-MUFF é desenvolver uma ferramenta de apoio à ANEPC e às corporações de bombeiros locais para tomarem decisões tecnicamente mais fundamentadas”, explicam os responsáveis na mesma nota.
O Sistema de Apoio à Decisão Estratégica ao Combate dos Fogos Urbanos, que vai ser desenvolvido pela equipa de investigadores do AI-4-MUFF, propõe uma ferramenta baseada somente em evidências empíricas, através da aplicação de técnicas de Machine Learning, e na interligação do modelo de otimização multi-objetivo e do ambiente de simulação baseado em agentes (Agent-based Model simulation).
O protótipo vai ser testado em ambiente real. Inicialmente, em parceria com a ANEPC, esta ferramenta vai ser implementada num conjunto limitado de município e corporações de bombeiro piloto, revela a Nova.
O AI-4-MUFF envolve equipas da investigação do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (UNIDEMI) e o Centro de Matemática e Aplicações (CMA) e conta com a parceria da ANECP.
É liderado pelo diretor da UNIDEMI, António Grilo, com responsabilidades partilhadas com o João Paulo
Segundo a ANEPC, não existem estudos de caráter científico que analisem de forma sistemática os fogos dentro das cidades ou sequer que estudem a multiplicidade de dados recolhidos nos últimos dez anos.
A mesma entidade acrescenta que mesmo com um grande número de corporações de bombeiros em regiões mais populosas, não existe qualquer garantia de uma intervenção eficiente e igualitária em todo o país.
Fundada em 1977, a FCT NOVA, é uma das principais faculdades de engenharia, ciências e tecnologia de Portugal. Na zona da Caparica, a 15 minutos da cidade de Lisboa, o campus universitário é o maior da Europa, com 8500 estudantes, 500 docentes, 1090 investigadores, 1180 projetos e 200 funcionários.
Além dos 15 hectares construídos, a FCT NOVA vai expandir para os 17 hectares restantes e irá incluir a infraestrutura de ciência e tecnologia Madan Parque.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.