Autarca de Viana do Castelo eleito para a Comissão Executiva do Eixo Atlântico

Data:

A Assembleia Geral do Eixo Atlântico reuniu, em Matosinhos, onde elegeu os seus órgãos para o biénio 2020/2021, tendo o autarca de Viana do Castelo sido eleito para integrar a Comissão Executiva desta associação transfronteiriça.
A sessão encerrou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Eixo Atlântico na cooperação transfronteiriça, considerando um excelente exemplo de cooperação das cidades e regiões e tendo informado os autarcas presentes que iria, no âmbito das suas funções, promover a cooperação ativa entre Portugal e Espanha.
O autarca de Viana do Castelo, recorde-se, já presidiu a Comissão executiva e foi presidente da assembleia geral, integrando agora, de novo, os órgãos do Eixo Atlântico.
A coesão social, a crise demográfica e a captação de investimento e de talento centram os objetivos de 2020 no âmbito do desenvolvimento da agenda Urbana do Eixo Atlântico, aprovados na Assembleia-Geral que incorporou Póvoa de Varzim e Culleredo como novas cidades da associação.
A captação de investimento e de talento será um dos eixos da estratégia do Eixo, uma vez que para fixar população na euro-região é necessário atrair novos investimentos que gerem emprego e tecido económico-empresarial que atraia talento e permitam à população estabelecer-se e fixar-se no território. A estas duas linhas de trabalho juntam-se a coesão social e a crise demográfica.
A crise demográfica do interior da euro-região traduz-se num menor peso político nas decisões, já que menos população significa menor representação no número de deputados. Neste sentido, está a ser elaborada uma estratégia com soluções que será enviada aos governos de Espanha e de Portugal, bem como à Xunta de Galicia. Assim, foi publicado um relatório sobre a situação demográfica da euro-região que faz uma radiografia do território e um diagnóstico da situação atual, com uma projeção até ao ano de 2040.
Matosinhos acolheu a XXVIII Assembleia-Geral do Eixo Atlântico, que reuniu presidentes dos 35 municípios galegos e portugueses que a integram. A Assembleia-Geral aprovou um orçamento de 3,9 milhões de euros para o presente exercício e a incorporação das cidades de Póvoa de Varzim e Culleredo.

Viana do Castelo, 7 de fevereiro de 2020
Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.