Há mais de um mês no mar, a Sagres e a sua guarnição preparam-se para aportar no Rio de Janeiro. O navio-escola chega amanhã à Cidade Maravilhosa, onde ficara até ao dia 15 e estará aberto a visitas.
Entre a Cidade da Praia, em Cabo Verde, que deixou a 23 de janeiro, e o Rio de Janeiro, no Brasil, foram 19 dias a navegar.
A 27 de janeiro aconteceu o “previsível contacto com a zona de convergência intertropical”, que trouxe a inconsistência na direção e na força dos ventos.” A faina geral de mastros levou-nos a carregar todo o pano redondo e a navegar com algumas velas latinas e com propulsão mecânica”, conta o comandante António Maurício Camilo no diário de bordo.
Para quem teve que subir aos mastros, força, resistência e agilidade foram, como sempre, fatores preponderantes, e a prática e os conselhos dos mais experientes orientaram a manobra. A entrada na zona de convergência intertropical foi também assinalada pelos ‘cumulonimbus’, nuvens grandes, altas, de fundo escuro e de desenvolvimento vertical, características daquelas latitudes.
A bordo há também celebrações e momentos de maior descontração. A 31 de janeiro, Diogo D’Alpuim Costa, o médico do navio, teve a sua cerimónia de promoção ao posto de capitão-tenente.
“As promoções são momentos marcantes na carreira do militar, esta será inesquecível: a navegar, no hemisfério sul, pouco depois da linha do equador, no tombadilho do NRP Sagres, durante uma viagem de circum-navegação”, registou o comandante.
A 1 de fevereiro e com a latitude a variar, aumentando em direção a Sul, a Sagres voltou a uma zona de ventos mais estáveis. “Caçou-se o pano e continuamos a navegação à vela, rumo ao Rio de Janeiro”.
Diogo D’Alpuim Costa é o médico do navio e teve a bordo a sua cerimónia de promoção ao posto de capitão-tenente. E o tenente David Morgado enviou uma mensagem especial e codificada ao pai que celebrou 67 anos
Projetos científicos continuam a fazer-se
No dia em que a Sagres completava um mês nesta missão de circum-navegação do globo, o tenente David Morgado, chefe do Serviço de Comunicações e Sistemas de Informação, enviou uma mensagem especial, e codificada, ao seu pai que em Portugal celebrava o seu 67º aniversário.
“Parece que foi ontem que nos despedimos dos nossos entes queridos e largámos do porto de Lisboa para iniciar esta missão, que levará o NRP Sagres ao mundo e aos portugueses pelo mundo, no âmbito das comemorações do V centenário da Viagem de Circum-navegação de Fernão de Magalhães-Elcano”, escrevou o comandante.
A viagem de circum-navegação do NRP Sagres durará 371 dias e inclui ainda a participação em vários projetos científicos, realizados em parceria com a Universidade do Minho, Universidade dos Açores e Instituto Hidrográfico da Marinha, entre outras instituições.
Um deles é relativo à presença de micro plásticos nos oceanos e está a ser realizado em parceria com o Instituto Hidrográfico (IH).
Diariamente, são bombeados cerca de mil litros de água salgada, que “são primeiramente filtrados num peneiro com 0.05mm de malha e posteriormente passados por um filtro de 0.001mm, onde ficam armazenados”. As amostras obtidas durante a missão vão ser conservadas a bordo “para posteriormente serem analisadas pela divisão de química do IH”, informa o comandante da Sagres no diário de bordo da viagem.
O trabalho a bordo é muito e variado e a preparação é um constante. Por exemplo, a 4 de fevereiro, a equipa de fuzileiros praticou a pontaria com a realização de um treino de tiro. E alguns elementos da guarnição também tiveram a oportunidade de disparar…
Numa missão que se prolongará por amis de um ano, o desafio logístico e de abastecimento é elevado. Mas tem a assegurá-lo o tenente Pedro Ribeiro, chefe do Serviço de Abastecimento e a sua equipa e não há nada que não consigam superar.
Durante esta missão a Sagres vai receber várias vezes a bordo, oficiais de marinhas estrangeiras. Nesta etapa da viagem estiveram embarcados dois oficiais – o tenente Frederico Salomão, da Marinha do Brasil, e o tenente Nuno Moniz, da Guarda Costeira de Cabo Verde.
A 6 de fevereiro houve festa, mas também trabalho. O Sargento Aprígio Silva, chefe da Secção de Limitação de Avarias, celebrou 44 anos, e ps grumetes do serviço de Comunicações, Ruben Medeiros e o Eric Gonçalves, participaram no treino prático de Código Internacional de Sinais por bandeiras.
Este sistema de comunicação permite, universalmente, a comunicação de forma curta e rápida entre interlocutores de origens e línguas diferentes.
E nesta semana a palestra de saúde foi dedicada ao tema do tabaco e do consumo de drogas. “Nunca são demais estas ações de sensibilização e instrução”, escreveu o comandante.
142 elementos, 371 dias, 23 portos
Para esta volta ao mundo, que se insere nas celebrações do quinto centenário da circum-navegação de Fernão de Magalhães, o navio-escola leva a bordo uma guarnição de 142 elementos. Ao todo, durante a viagem, serão içadas 20 bandeiras, além da portuguesa, nos 23 portos em que o Sagres vai fazer escala.
Um dos principais momentos da viagem acontecerá a 20 de outubro, em Punta Arenas, no Chile: vai coincidir com uma reunião com o navio-escola espanhol Juan Sebastian Elcano (o navegador espanhol que integrou a frota de Fernão e Magalhães e que, com a morte do navegador português, completou a viagem de circum-navegação do globo.
Antes porém, o NRP Sagres vai participar em Dili nas celebrações do 10 de Junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas) e será a ‘Casa de Portugal’ nos Jogos Olímpicos em Tóquio, entre 18 e 27 de julho.
A 30 de dezembro chega a Portugal, mais precisamente, a Ponta Delgada, nos Açores, estando o regresso a Lisboa agendado para 10 de janeiro de 2021.
O NRP Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, três mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937, tendo recebido o nome de ’Albert Leo Schlageter’.
Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã. Em 1962, foi incorporado na Marinha Portuguesa como navio-escola e com o nome Sagres. Celebrou 80 anos em 2017, 55 dos quais com a bandeira de Portugal.
A par da instrução dos cadetes da Escola Naval, o NRP Sagres leva um pouco de Portugal aos portugueses da diáspora, contribuindo para o estreitar dos laços entre as comunidades e as suas origens.
O NRP Sagres é o navio mais condecorado da Marinha Portuguesa e o único a ostentar condecorações estrangeiras no respetivo estandarte nacional. É comandado pelo Capitão-de-fragata António Manuel Maurício Camilo.
O posicionamento do NRP Sagres durante a viagem de volta ao mundo pode ser acompanhado em tempo real.
O Centro Geoespacial, Meteorológico e Oceanográfico Marítimo da Marinha Portuguesa, integrado no Instituto Hidrográfico, desenvolveu um projeto, através de um mapa interativo, que transmite a localização do Vavio-Escola de dez em dez minutos. O percurso pode ser acompanhado em https://sagres.marinha.pt/localizacao/index.php/view/map/?repository=geosupportnrpsagrespublicv1&project=Geosupport_NRPSAGRES_PUBLIC&fbclid=IwAR0B9ahmRfiSrBbYR5FW178_p6TCfOlY
O PERCURSO DO NAVIO-ESCOLA SAGRES
Lisboa – partida a 05 de janeiro de 2020
Tenerife (Espanha) – chegada a 10 de janeiro e partida a 13 de janeiro
Praia (Cabo Verde) – chegada a 19 de janeiro e partida a 22 de janeiro
Rio de Janeiro (Brasil) – chegada a 10 de fevereiro e partida a 15 de fevereiro
Montevideu (Uruguai) – chegada a 23 de fevereiro e partida a 27 de fevereiro
Buenos Aires (Argentina) – chegada a 28 de fevereiro e partida a 03 de março
Cidade de Cabo (África do Sul) – chegada a 27 de março e partida a 01 de abril
Maputo (Moçambique) – chegada a 09 de abril e partida a 13 de abril
Port Louis (Ilhas Maurícias) – chegada a 24 de abril e partida a 27 de abril
Malaca (Malásia) – chegada e partida a 20 de maio (fundeado)
Singapura – chegada a 22 de maio e partida a 26 de maio
Jacarta (Indonésia) – chegada a 31 de maio e partida a 03 de junho
Dili (Timor-Leste) – chegada a 11 de junho e partida a 15 de junho
Ternate Tidore (Indonésia) – chegada e partida a 19 de junho (fundeado)
Cebu (Filipinas) – chegada a 26 de junho e partida a 26 de junho
Catbalogan (Filipinas) – chegada e partida a 29 de junho (fundeado)
Xangai (China) – chegada a 09 de julho e partida a 13 de julho
Tóquio (Japão) – chegada a 20 de julho e partida a 28 de julho
Honolulu (EUA) – chegada a 23 de agosto e partida a 27 de agosto
Papeete (Taiti) – chegada a 13 de setembro e partida a 17 de setembro
Punta Arenas (Chile) – chegada a 18 de outubro e partida a 23 de outubro
Valparaíso (Chile) – chegada a 04 de novembro e partida a 08 de novembro
Callao (Peru) – chegada a 19 de novembro e partida a 23 de novembro
Cartagena das Índias (Colômbia) – chegada a 05 de dezembro e partida a 09 de dezembro
Ponta Delgada (Açores) – chegada a 30 de dezembro e partida a 04 de janeiro
Lisboa – chegada a 10 de janeiro de 2021
Ana Grácio Pinto