Se está no Rio de Janeiro prepare-se: a Sagres chega amanhã

Data:

Há mais de um mês no mar, a Sagres e a sua guarnição preparam-se para aportar no Rio de Janeiro. O navio-escola chega amanhã à Cidade Maravilhosa, onde ficara até ao dia 15 e estará aberto a visitas.
Entre a Cidade da Praia, em Cabo Verde, que deixou a 23 de janeiro, e o Rio de Janeiro, no Brasil, foram 19 dias a navegar.
A 27 de janeiro aconteceu o “previsível contacto com a zona de convergência intertropical”, que trouxe a inconsistência na direção e na força dos ventos.” A faina geral de mastros levou-nos a carregar todo o pano redondo e a navegar com algumas velas latinas e com propulsão mecânica”, conta o comandante António Maurício Camilo no diário de bordo.
Para quem teve que subir aos mastros, força, resistência e agilidade foram, como sempre, fatores preponderantes, e a prática e os conselhos dos mais experientes orientaram a manobra. A entrada na zona de convergência intertropical foi também assinalada pelos ‘cumulonimbus’, nuvens grandes, altas, de fundo escuro e de desenvolvimento vertical, características daquelas latitudes.
A bordo há também celebrações e momentos de maior descontração. A 31 de janeiro, Diogo D’Alpuim Costa, o médico do navio, teve a sua cerimónia de promoção ao posto de capitão-tenente.
“As promoções são momentos marcantes na carreira do militar, esta será inesquecível: a navegar, no hemisfério sul, pouco depois da linha do equador, no tombadilho do NRP Sagres, durante uma viagem de circum-navegação”, registou o comandante.
A 1 de fevereiro e com a latitude a variar, aumentando em direção a Sul, a Sagres voltou a uma zona de ventos mais estáveis. “Caçou-se o pano e continuamos a navegação à vela, rumo ao Rio de Janeiro”.

Há mais de um mês no mar, a Sagres e a sua guarnição preparam-se para aportar no Rio de Janeiro. O navio-escola chega amanhã à Cidade Maravilhosa, onde ficara até ao dia 15 e estará aberto a visitas. Há mais de um mês no mar, a Sagres e a sua guarnição preparam-se para aportar no Rio de Janeiro. O navio-escola chega amanhã à Cidade Maravilhosa, onde ficara até ao dia 15 e estará aberto a visitas.

Diogo D’Alpuim Costa é o médico do navio e teve a bordo a sua cerimónia de promoção ao posto de capitão-tenente. E o tenente David Morgado enviou uma mensagem especial e codificada ao pai que celebrou 67 anos

Projetos científicos continuam a fazer-se

No dia em que a Sagres completava um mês nesta missão de circum-navegação do globo, o tenente David Morgado, chefe do Serviço de Comunicações e Sistemas de Informação, enviou uma mensagem especial, e codificada, ao seu pai que em Portugal celebrava o seu 67º aniversário.
“Parece que foi ontem que nos despedimos dos nossos entes queridos e largámos do porto de Lisboa para iniciar esta missão, que levará o NRP Sagres ao mundo e aos portugueses pelo mundo, no âmbito das comemorações do V centenário da Viagem de Circum-navegação de Fernão de Magalhães-Elcano”, escrevou o comandante.
A viagem de circum-navegação do NRP Sagres durará 371 dias e inclui ainda a participação em vários projetos científicos, realizados em parceria com a Universidade do Minho, Universidade dos Açores e Instituto Hidrográfico da Marinha, entre outras instituições.
Um deles é relativo à presença de micro plásticos nos oceanos e está a ser realizado em parceria com o Instituto Hidrográfico (IH).
Diariamente, são bombeados cerca de mil litros de água salgada, que “são primeiramente filtrados num peneiro com 0.05mm de malha e posteriormente passados por um filtro de 0.001mm, onde ficam armazenados”. As amostras obtidas durante a missão vão ser conservadas a bordo “para posteriormente serem analisadas pela divisão de química do IH”, informa o comandante da Sagres no diário de bordo da viagem.

A Sagres chega amanhã ao Rio de Janeiro
Um dos projetos a bordo da Sagres é relativo à presença de micro plásticos nos oceanos em parceria com o Instituto Hidrográfico

A Sagres chega amanhã ao Rio de Janeiro
A 4 de fevereiro a equipa de fuzileiros realizou um treino de tiro. E alguns elementos da guarnição também tiveram a oportunidade de disparar…

O trabalho a bordo é muito e variado e a preparação é um constante. Por exemplo, a 4 de fevereiro, a equipa de fuzileiros praticou a pontaria com a realização de um treino de tiro. E alguns elementos da guarnição também tiveram a oportunidade de disparar…
Numa missão que se prolongará por amis de um ano, o desafio logístico e de abastecimento é elevado. Mas tem a assegurá-lo o tenente Pedro Ribeiro, chefe do Serviço de Abastecimento e a sua equipa e não há nada que não consigam superar.
Durante esta missão a Sagres vai receber várias vezes a bordo, oficiais de marinhas estrangeiras. Nesta etapa da viagem estiveram embarcados dois oficiais – o tenente Frederico Salomão, da Marinha do Brasil, e o tenente Nuno Moniz, da Guarda Costeira de Cabo Verde.
A 6 de fevereiro houve festa, mas também trabalho. O Sargento Aprígio Silva, chefe da Secção de Limitação de Avarias, celebrou 44 anos, e ps grumetes do serviço de Comunicações, Ruben Medeiros e o Eric Gonçalves, participaram no treino prático de Código Internacional de Sinais por bandeiras.
Este sistema de comunicação permite, universalmente, a comunicação de forma curta e rápida entre interlocutores de origens e línguas diferentes.
E nesta semana a palestra de saúde foi dedicada ao tema do tabaco e do consumo de drogas. “Nunca são demais estas ações de sensibilização e instrução”, escreveu o comandante.

A Sagres chega amanhã ao Rio de Janeiro
Nesta etapa da viagem estiveram embarcados o tenente Frederico Salomão, da Marinha do Brasil, e o tenente Nuno Moniz, da Guarda Costeira de Cabo Verde

A Sagres chega amanhã ao Rio de Janeiro
Os grumetes do serviço de Comunicações, Ruben Medeiros e o Eric Gonçalves, participaram no treino prático de Código Internacional de Sinais por bandeiras.

142 elementos, 371 dias, 23 portos

Para esta volta ao mundo, que se insere nas celebrações do quinto centenário da circum-navegação de Fernão de Magalhães, o navio-escola leva a bordo uma guarnição de 142 elementos. Ao todo, durante a viagem, serão içadas 20 bandeiras, além da portuguesa, nos 23 portos em que o Sagres vai fazer escala.
Um dos principais momentos da viagem acontecerá a 20 de outubro, em Punta Arenas, no Chile: vai coincidir com uma reunião com o navio-escola espanhol Juan Sebastian Elcano (o navegador espanhol que integrou a frota de Fernão e Magalhães e que, com a morte do navegador português, completou a viagem de circum-navegação do globo.
Antes porém, o NRP Sagres vai participar em Dili nas celebrações do 10 de Junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas) e será a ‘Casa de Portugal’ nos Jogos Olímpicos em Tóquio, entre 18 e 27 de julho.
A 30 de dezembro chega a Portugal, mais precisamente, a Ponta Delgada, nos Açores, estando o regresso a Lisboa agendado para 10 de janeiro de 2021.
O NRP Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, três mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937, tendo recebido o nome de ’Albert Leo Schlageter’.
Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã. Em 1962, foi incorporado na Marinha Portuguesa como navio-escola e com o nome Sagres. Celebrou 80 anos em 2017, 55 dos quais com a bandeira de Portugal.
A par da instrução dos cadetes da Escola Naval, o NRP Sagres leva um pouco de Portugal aos portugueses da diáspora, contribuindo para o estreitar dos laços entre as comunidades e as suas origens.
O NRP Sagres é o navio mais condecorado da Marinha Portuguesa e o único a ostentar condecorações estrangeiras no respetivo estandarte nacional. É comandado pelo Capitão-de-fragata António Manuel Maurício Camilo.
O posicionamento do NRP Sagres durante a viagem de volta ao mundo pode ser acompanhado em tempo real.
O Centro Geoespacial, Meteorológico e Oceanográfico Marítimo da Marinha Portuguesa, integrado no Instituto Hidrográfico, desenvolveu um projeto, através de um mapa interativo, que transmite a localização do Vavio-Escola de dez em dez minutos. O percurso pode ser acompanhado em https://sagres.marinha.pt/localizacao/index.php/view/map/?repository=geosupportnrpsagrespublicv1&project=Geosupport_NRPSAGRES_PUBLIC&fbclid=IwAR0B9ahmRfiSrBbYR5FW178_p6TCfOlY

NRP Sagres
Para quem teve que subir aos mastros, força, resistência e agilidade foram, como sempre, fatores preponderantes, e a prática e os conselhos dos mais experientes orientaram a manobra

O PERCURSO DO NAVIO-ESCOLA SAGRES
Lisboa – partida a 05 de janeiro de 2020
Tenerife (Espanha) – chegada a 10 de janeiro e partida a 13 de janeiro
Praia (Cabo Verde) – chegada a 19 de janeiro e partida a 22 de janeiro
Rio de Janeiro (Brasil) – chegada a 10 de fevereiro e partida a 15 de fevereiro
Montevideu (Uruguai) – chegada a 23 de fevereiro e partida a 27 de fevereiro
Buenos Aires (Argentina) – chegada a 28 de fevereiro e partida a  03 de março
Cidade de Cabo (África do Sul) – chegada a 27 de março e partida a 01 de abril
Maputo (Moçambique) – chegada a 09 de abril e partida a 13 de abril
Port Louis (Ilhas Maurícias) – chegada a 24 de abril e partida a 27 de abril
Malaca (Malásia) – chegada e partida a 20 de maio (fundeado)
Singapura – chegada a 22 de maio e partida a 26 de maio
Jacarta (Indonésia) – chegada a 31 de maio e partida a 03 de junho
Dili (Timor-Leste) – chegada a 11 de junho e partida a 15 de junho
Ternate Tidore (Indonésia) – chegada e partida a 19 de junho (fundeado)
Cebu (Filipinas) – chegada a 26 de junho e partida a 26 de junho
Catbalogan (Filipinas) – chegada e partida a 29 de junho (fundeado)
Xangai (China) – chegada a 09 de julho e partida a 13 de julho
Tóquio (Japão) – chegada a 20 de julho e partida a 28 de julho
Honolulu (EUA) – chegada a 23 de agosto e partida a 27 de agosto
Papeete (Taiti) – chegada a 13 de setembro e partida a 17 de setembro
Punta Arenas (Chile) – chegada a 18 de outubro e partida a 23 de outubro
Valparaíso (Chile) – chegada a 04 de novembro e partida a 08 de novembro
Callao (Peru) – chegada a 19 de novembro e partida a 23 de novembro
Cartagena das Índias (Colômbia) – chegada a 05 de dezembro e partida a 09 de dezembro
Ponta Delgada (Açores) – chegada a 30 de dezembro e partida a 04 de janeiro
Lisboa – chegada a 10 de janeiro de 2021

Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.