Escola de Enfermagem de Coimbra alarga cooperação ao Vietname e ao Bangladesh

Data:

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) está a liderar, com uma universidade finlandesa, um projeto para capacitar estudantes do Vietname e Bangladesh para o uso de tecnologias no acompanhamento de portadores de doença crónica.
Cofinanciado com verbas europeias, através do programa Erasmus+, o projeto DigiCare (Educating students for digitalized health care and coaching of their patients), com a coordenação da Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (Finlândia), integra seis instituições universitárias e hospitalares daqueles dois países. No âmbito do projeto, será criado um modelo educativo – Digicare model – que consistirá num conjunto de “instrumentos, ferramentas, estratégias pedagógicas e competências”, suscetíveis de “capacitar estudantes de enfermagem, professores e profissionais a acompanharem à distância doentes portadores de doenças crónicas”, explica Pedro Parreira, investigador da ESEnfC.
De acordo com Pedro Parreira, citado numa nota da ESEnfC, um objetivo paralelo do projeto DigiCare consiste em “aumentar a satisfação dos pacientes, usando as tecnologias da digitalização como parte do seu tratamento”, o que irá encurtar tempos de reposta, evitando inconvenientes da ida a uma consulta.
Participam no projeto, que deverá durar três anos (até 2022), pela ESEnfC, além de Pedro Parreira, Anabela Salgueiro-Oliveira, João Graveto, Paulo Costa e Beatriz Serambeque.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.