Benfica tenta ‘acabar’ com campeonato, FC Porto quer voltar a entrar nas contas do título

Data:

O campeão Benfica tem no sábado uma soberana oportunidade para ‘acabar’ com a edição 2019/20 da I Liga portuguesa de futebol, num ‘clássico’ da 20.ª jornada em que o FC Porto, no ‘conforto’ do Dragão, tenta relançar-se.

Os ‘encarnados’ chegam com mais sete pontos do que os ‘azuis e brancos’, algo que nunca haviam conseguido após 19 rondas na ‘era’ três pontos (desde 1995/96), já que só não ganharam precisamente na receção aos vice-campeões, à terceira ronda.

Então, em 24 de agosto de 2019, o FC Porto foi ‘soberano’, vencendo na Luz por 2-0, com tentos de Zé Luís e Marega, mas, nos outros jogos, desperdiçou 10 pontos (1-2 em Barcelos, 1-1 no Funchal, 1-1 no Jamor e 1-2 na receção ao Sporting de Braga).

O Dragão decide, assim, se o campeonato fica, praticamente, fechado, com a diferença a subir para 10 pontos, ainda muito bem encaminhado para os detentores do título, caso se mantenham os sete, ou relançado, com os vice-campeões a quatro pontos.

Certo é que, independentemente do resultado, o Benfica vai sair na frente, a 14 rondas do fim, ainda com margem para gerir e sabendo que, ‘imitando’ a primeira volta, revalidará o título, sem que o FC Porto o possa evitar.

Nas suas ‘mãos’, para fazer mossa nos ‘encarnados’, o ‘onze’ de Sérgio Conceição apenas tem este jogo e, do seu lado, está o fator casa, que, historicamente, lhe dá quase 60% de hipóteses de ganhar, bem como a memória do jogo da primeira volta.

O conjunto de Bruno Lage perdeu em 24 de agosto, mas ainda deve recordar-se, também, do marcante triunfo da época passada no Dragão (2-1, numa reviravolta selada com tentos de João Félix e Rafa), decisivo na resolução do título.

Os ‘encarnados’ pontuaram, aliás, nas últimas três visitas ao Dragão – empates a um em 2016/17 e a zero em 2017/18 – e chegam com registos impressionantes: 16 triunfos consecutivos na prova e o pleno de vitórias fora, extensivo a toda a ‘era’ Lage (18 em 18), incluindo duas em Alvalade e Braga e uma no Dragão.

A equipa da Luz ostenta também o ataque mais concretizador (47 golos marcados, contra 41 do FC Porto) e a defesa menos batida (oito sofridos, contra 12 dos ‘dragões’), num registo recorde absoluto de 54 pontos (em 57 possíveis) à 19.ª jornada.

Os campeões nacionais estão, assim, na ‘pole’ para novo título, o segundo seguido e sexto em sete anos, também porque ainda aproveitaram o mercado invernal para se reforçarem, e bem, com o médio alemão Julian Weigl e o avançado Dyego Sousa.

Sem dinheiro no ‘cofre’, os ‘azuis e brancos’ não o puderam fazer, mas conseguiram manter os seus jogadores mais categorizados.

Para sábado, o FC Porto deve apresentar um ‘onze’ semelhante ao que, no passado fim de semana, goleou por 4-0 em Setúbal e que descansou, quase na totalidade, na terça-feira, no empate 1-1 em Viseu, para a primeira mão das ‘meias’ da Taça de Portugal.

Ainda assim, Sérgio Conceição tem mais apetência para mexer do que Lage, sendo que é possível o regresso do central Pepe, o que relegaria para o banco o congolês Mbemba.

Os ‘dragões’ poderão entrar com Marchesín na baliza, uma defesa com Manafá, Pepe, Marcano e Alex Telles, um meio-campo com Sérgio Oliveira, Uribe e Otávio, este a aparecer no apoio ao ponta de lança, e um ataque com Corona e Luis Díaz, nos extremos, e Soares.

Por seu lado, e após os ‘trabalhados’ triunfos sobre Belenenses SAD (3-2) e Famalicão (3-2), este último com poupanças, na terça-feira, para a Taça, o Benfica deve regressar à equipa base que tem apresentado nos derradeiros jogos no campeonato.

A única dúvida estará no meio-campo, com Bruno Lage a ter de escolher dois jogadores entre Gabriel, Taarabt e Weigl, que falhou o embate da Taça devido a “infeção respiratória”.

O Benfica atuará, previsivelmente, com André Almeida, Rúben Dias, Ferro e Grimaldo, à frente de Vlachodimos, os médios centrais Gabriel e Taarabt (ou Weigl), Pizzi e Cervi nos extremos e Rafa nas costas de Vinicius.

O encontro entre o FC Porto e o Benfica, da 20.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, está marcado para sábado, a partir das 20:30, no Estádio do Dragão, no Porto.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.