Aldeias do Xisto de Góis convidam a viver as tradições do Entrudo

Data:

Pelas aldeias de Góis, em meio à Serra da Lousã, passam os foliões com as suas máscaras feitas em cortiça. Percorrem várias aldeias e tudo lhes é permitido: declamar quadras jocosas sobre os habitantes ds aldeias, atormentar as senhoras mais velhas e seduzir as mais novas.

Nas aldeias do xisto do concelho de Góis (distrito de Coimbra), o Entrudo vivia-se de forma simples. Numa terra de poder económico baixo, o povo usava a imaginação como substituto da capacidade financeira para comprar materiais.
Procuravam roupa e objetos velhos e precisavam de algo que escondesse o rosto. E usavam qualquer coisa que houvesse por casa: serapilheiras, fronhas velhas, trapos, um ‘peneiro das abelhas’ ou ainda uma máscara ‘diabólica’ feita a partir de cortiça.
Depois, corriam as várias aldeias de xisto do concelho a declamar quadras jocosas sobre os habitantes, atormentar as senhoras mais velhas e seduzir as mais novas.
As máscaras em cortiça tornaram-se na marca do Entrudo que ainda hoje se realiza. Recuperada pela Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã, a tradição anima todos os anos o Carnaval pelas ruas da aldeia do xisto de Aigra Nova e das aldeias vizinhas.
A Corrida do Entrudo acontece a 23 de fevereiro, a partir das 08h30, e Aigra Nova é o ponto de partida e o momento alto do dia. Ao longo do percurso os mascarados voltarão chatear as mais velhas,seduzir as mais novas e fazer declamações irónicas baseadas em estórias que aconteceram ao longo do ano.
Ao longo da tarde, acontecem as outras atividades, como o bailarico, o ateliê de Construção de Máscaras em Cortiça, o jogo do pau e o Desfile do Entrudo. Este ano haverá uma novidade: a Queima do Entrudo quando uma espécie de espantalho será lançado o fogo.

Vestidos e mascarados a rigor…

O Carnaval nas aldeias de xisto do concelho de Góis assentiu sempre na Corrida do Entrudo, mas para participar era preciso estar vestido a rigor. Depois os foliões partiam para correr as aldeias, brincar e ironizar.
Durante muito tempo apenas participavam homens e rapazes, mas o despovoamento das aldeias abriu portas à participação das raparigas e mulheres, para que o número de participantes não se reduzisse e nem houvesse a hipótese da tradição desaparecer.
Para os participantes, era importante não se deixar reconhecer e, assim, homens vestiam-se de mulheres e estas usavam rouoas masculinas. Ia buscar-se as roupas antigas ao fundo dos baús – fatos, vestidos, lenços, xailes, sapatos, botas, luvas, etc.
Valia tudo: vesti-las do avesso ou trocar a ordem, com as roupas interiores usadas por cima da todo o outro vestuário. As mãos deveriam usar sempre luvas, as pernas cobertas com meias, collants ou até as antigas ceroulas e os braços tapados com as mangas. ‘Cuidados’ que até hoje os foliões respeitam. Chocalhos, campainhas, guizos ou outros acessórios barulhentos completavam a indumentária.
Já no rosto, e apesar de poderem usar outros artifícios, ficaram famosas, até hoje, o uso de máscaras e cortiça. Na serra, procuravam sempre os sobreiros mais antigos, para encontrarem um pedaço de cortiça com um formato que fornecesse uma face ‘horripilante’. Depois, dava-se largas à imaginação para adornar as máscaras…
Alguns dos velhos instrumentos usados nos bailes e que já estivessem desafinados, como uma concertina, um bombo, uma caixa, um reco-reco, acompanhavam o cortejo.

Programa da Corrida do Entrudo
08h30: Receção aos foliões em Aigra Nova
09h30: Saída em direção à Pena (10h), Cerdeira (11h), Esporão (12h), Ponte Sotão (13h)
13h30: Chegada a Aigra Nova – convívio e almoço
15h: Início do Bailarico com o Grupo Etnográfico da Região da Lousã
– Ateliê de Construção de Máscaras em Cortiça, com José Cerdeira, artesão local
– Jogo do Pau, com a busca do presunto e do bacalhau
– III Edição do Desfile de Entrudo
– Queima do Entrudo
Um autocarro fará o transporte entre aldeias para quem quiser acompanhar a corrida, com um custo de 2,50 euros por pessoa. As inscrições são feitas através do e-mail lousitanea@lousitanea.org. O almoço tem o valor de cinco euros

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.