Portugal continental manteve seca meteorológica a sul do Tejo em janeiro

Data:

Portugal continental manteve-se no final de janeiro em seca meteorológica nas regiões a sul do Tejo enquanto o Baixo Alentejo e o Algarve estavam nas classes de seca moderada e severa, segundo o Boletim Climatológico do IPMA.

De acordo com índice meteorológico de seca (PDSI) disponível no ‘site’ do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no final de janeiro, 26% do continente estava em chuva moderada, 23,1% em seca fraca, 19,4% em chuva fraca, 12,4% em normal, 11,7% em seca fraca, 11,7 % e 1,3% em chuva severa.

A 31 de dezembro, o relatório climatológico do IPMA indicava que 31,8% do continente estava em chuva moderada, 24,8% em seca fraca, 18,7% em chuva fraca, 9,5% normal, 9% em seca moderada, 3,5% em seca severa e 2,7% em chuva severa.

O instituto classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre “chuva extrema” e “seca extrema”.

De acordo com o IPMA, existem quatro tipos de seca: meteorológica, agrícola, hidrológica e socioeconómica.

A seca meteorológica está diretamente ligada ao défice de precipitação, quando ocorre precipitação abaixo do que é normal.

Depois, à medida que o défice vai aumentando ao longo de dois, três meses, passa para uma seca agrícola, porque começa a haver deficiências ao nível da água no solo.

Se a situação se mantiver, evolui para seca hidrológica, quando começa a haver falta de água nas barragens. Existe também a seca socioeconómica, que é considerada quando já tem impacto na população.

Além do índice de seca, o Boletim Climatológico do IPMA, indica também que o mês de janeiro em Portugal continental foi quente e seco.

O valor médio da temperatura máxima do ar foi de 13,91 graus Celsius (0,82 graus superiores ao valor normal, sendo o 14.º valor mais alto desde 1931 (mais alto foi em 2008).

“De referir que os valores de temperatura máxima do ar em janeiro foram sempre superiores ao normal nos últimos nove anos (desde 2012), sendo este o maior período consecutivo com anomalias positivas desde 1931, para este mês”, segundo o relatório.

No que diz respeito à temperatura mínima do ar, o IPMA adianta que foi superior ao normal em 0,72 graus Celsius.

Durante o mês de janeiro verificou-se, segundo o IPMA, grande variabilidade dos valores de temperatura do ar (mínima, média e máxima).

Já o valor médio da quantidade de precipitação em janeiro, 76 milímetros (mm) corresponde a cerca de 65 % do valor normal 1971-2000.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.