Fundação Gulbenkian cria prémio de um milhão de euros centrado no combate à crise climática

Data:

A Fundação Gulbenkian atribui este ano, e pela primeira vez, o Prémio Gulbenkian para a Humanidade, centrado no combate à crise climática.
Com o valor de um milhão de euros, o galardão vai distinguir “pessoas ou organizações de todo o mundo” que se têm evidenciado, em particular, “na redução das emissões de gases de efeito de estufa, no aumento da resiliência das pessoas e do ambiente aos impactos das alterações climáticas e na mobilização de recursos financeiros, públicos ou privados, para acelerar a descarbonização da economia”.
“O Prémio Gulbenkian para a Humanidade sublinha o compromisso da Fundação Calouste Gulbenkian para com a urgência da ação climática”, destaca uma nota divulgada pela Fundação portuguesa.
“Em particular, ambiciona acelerar a transição para uma sociedade neutra em carbono, mitigar os efeitos negativos das alterações climáticas para as pessoas, para o ambiente e para a economia e promover uma sociedade mais resiliente e preparada para as alterações globais do futuro, protegendo em especial os mais vulneráveis”, explica ainda.
Na eventualidade de virem a ser distinguidos mais do que um laureado, o prémio será dividido equitativamente. Os candidatos podem ser uma pessoa, um grupo de pessoas e/ou uma organização de quaisquer nacionalidades “que estejam a contribuir significativamente para o desenvolvimento de soluções para fazer face à crise climática, tendo de demonstrar o alcance ou potencial alcance de resultados de excelência e apresentar indicadores de impacte tangíveis e de elevada relevância e materialidade”, explica a Gulbenkian na mesma nota.
O regulamento pode ser consultado em  https://content.gulbenkian.pt/wp-content/uploads/2020/01/24163702/pghumanidade_regulamento2020.pdf

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.