A americana Christina Koch regressa à terra e bate recorde feminino de permanência no espaço (328 dias)

Data:

A americana Christina Koch regressa à terra e bate recorde feminino de permanência no espaço (328 dias). Além de Koch, o aparelho tinha a bordo o astronauta italiano Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia, e o cosmonauta russo Alexander Skvortsov.

“Estou emocionada e feliz”, disse Koch, sorridente, depois de ser retirada da cápsula.

Parmitano fez um gesto com a mão para mostrar que estava bem. Já Skvortsov comeu uma maçã logo após a aterragem, de acordo com um vídeo de divulgação.

Precursora

Christina Koch, de 41 anos, permaneceu a bordo da ISS por 328 dias, um novo recorde, superando a marca anterior da também americana Peggy Whitson, que passou 289 dias no espaço. .

Em outubro de 2019, Koch já havia entrado para a história com a primeira caminhada espacial 100% feminina, ao lado da compatriota Jessica Meir, uma bióloga marinha.

Apesar de ter superado o recorde, Christina Koch afirmou que Peggy Whitson, de 59 anos, e com três missões espaciais no currículo, continua sendo sua “heroína” e “mentora”.

Agora, a astronauta sonha em “inspirar a futura geração de exploradores”.

Tripulação

Ao contrário de Christina Koch, cuja estada na ISS foi prolongada em relação ao prazo inicial, Luca Parmitano e Alexander Skvortsov concluíram missões de seis meses.

Na terça-feira, Parmitano passou o comando da ISS ao cosmonauta Oleg Skrípochka, da Roskomos.

O astronauta italiano, de 43 anos, publicava com frequência fotos da Terra feitas a partir da ISS, que mostravam os incêndios florestais na Austrália e nos Alpes, eventos que descreveu como “uma coluna vertebral que nunca se inclina com o tempo”.

Quatro cosmonautas passaram um ano, ou um pouco mais, no espaço durante apenas uma missão. O recorde absoluto, de 437, dias pertence a Valeri Poliakov.

Entre os astronautas da Nasa, o recorde é de Scott Kelly, que passou 340 dias seguidos na ISS, antes de retornar à Terra, em 2016.

FOTO REUTERS/RFI

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.