A americana Christina Koch regressa à terra e bate recorde feminino de permanência no espaço (328 dias). Além de Koch, o aparelho tinha a bordo o astronauta italiano Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia, e o cosmonauta russo Alexander Skvortsov.
“Estou emocionada e feliz”, disse Koch, sorridente, depois de ser retirada da cápsula.
Parmitano fez um gesto com a mão para mostrar que estava bem. Já Skvortsov comeu uma maçã logo após a aterragem, de acordo com um vídeo de divulgação.
Precursora
Christina Koch, de 41 anos, permaneceu a bordo da ISS por 328 dias, um novo recorde, superando a marca anterior da também americana Peggy Whitson, que passou 289 dias no espaço. .
Em outubro de 2019, Koch já havia entrado para a história com a primeira caminhada espacial 100% feminina, ao lado da compatriota Jessica Meir, uma bióloga marinha.
Apesar de ter superado o recorde, Christina Koch afirmou que Peggy Whitson, de 59 anos, e com três missões espaciais no currículo, continua sendo sua “heroína” e “mentora”.
Agora, a astronauta sonha em “inspirar a futura geração de exploradores”.
Tripulação
Ao contrário de Christina Koch, cuja estada na ISS foi prolongada em relação ao prazo inicial, Luca Parmitano e Alexander Skvortsov concluíram missões de seis meses.
Na terça-feira, Parmitano passou o comando da ISS ao cosmonauta Oleg Skrípochka, da Roskomos.
O astronauta italiano, de 43 anos, publicava com frequência fotos da Terra feitas a partir da ISS, que mostravam os incêndios florestais na Austrália e nos Alpes, eventos que descreveu como “uma coluna vertebral que nunca se inclina com o tempo”.
Quatro cosmonautas passaram um ano, ou um pouco mais, no espaço durante apenas uma missão. O recorde absoluto, de 437, dias pertence a Valeri Poliakov.
Entre os astronautas da Nasa, o recorde é de Scott Kelly, que passou 340 dias seguidos na ISS, antes de retornar à Terra, em 2016.
FOTO REUTERS/RFI