Num artigo entusiasmado, o jornalista da Forbes, Declan Eytan, escolheu um título que surpreende: “Is Portugal the Next Fashion Capital of the World?“, ou seja, “Será Portugal a próxima capital mundial da moda?”.
As razões para tal são muitas, explica o jornalista, até porque Portugal voltou a ter uma edição nacional da revista Vogue que “dá prioridade à liberdade artística e não ao negócio”. Para além disso algumas das caras mais procuradas nas passarelas mundiais são portuguesas, a Forbes defende ainda que os ingredientes estão todos presentes, não esquecendo o fato de a maioria das grandes casas produtoras de vestuário de luxo fabricam os seus produtos em Portugal.
Declan Eytan refere ainda que Portugal pode ter orgulho de organizar regularmente eventos como o ModaLisboa, uma iniciativa que ajudou a lançar os novos talentos como Sara Sampaio, os irmãos Cabral ou Sampiao, ou Francisco Henriques. Falta ainda uma geração de estilistas que se afirme, explica o artigo. Segundo a Forbes, os designers portugueses ainda não estão entre os mais respeitados a nível global, mas “a Farfetch pode ser o mentor desses talentos do ponto de vista comercial”, explica.
Para além de todas estas razões, a produção de moda tem-se tornado um “must” em Portugal e Lisboa já tem um conjunto de criadores que ultrapassam muito o mercando nacional que já criaram “griffes” de nível internacional…
Um destes dias saímos por aí e fomos ver alguns dos principais criadores da nossa cidade.
Alexandra Moura
Natural de Lisboa, Alexandra Moura apresentou a sua primeira coleção no ano 2000 e participa regularmente nas edições da ModaLisboa e em eventos internacionais. A sua primeira loja abriu em Lisboa em 2012, e tem sido destacada em livros como “Atlas of Fashion Designers” e “Fashion Design Sourcebook”. Apesar da loja ter encerrado, ainda pode visitar o seu atelier na galeria comercial Embaixada no Príncipe Real
Anabela Baldaque
Com uma carreira com mais de 30 anos, Anabela Baldaque é uma estilista do Porto com uma marca com o seu nome criada em 1988. Abriu uma loja em Lisboa em 2014, e apesar de entretanto a ter encerrado, a estilista continua a participar nos principais eventos de moda e a ser um dos nomes mais conceituados da moda em Portugal
Fátima Lopes
A ousadia de Fátima Lopes tem-na levado às capitais da moda mais importantes do mundo. O seu primeiro desfile internacional aconteceu em Paris, onde acabou por abrir uma loja, assim como fez anos mais tarde em Los Angeles. A sua loja em Lisboa foi um dos principais destinos do Bairro Alto durante quase duas décadas, mas mudou-se para perto da Avenida da Liberdade em 2016. A estilista deu que falar no ano 2000, quando a própria desfilou um biquini coberto de diamantes com o valor de um milhão de dólares em Paris, o que chamou a atenção de novos mercados internacionais.
Nuno Gama
Quase toda a sua carreira foi feita no Porto, mas Nuno Gama mudou-se para a capital em 2012. Conhecido pelas suas coleções inspiradas na cultura portuguesa, tem agora uma loja de vestuário masculino e de acessórios no bairro do Príncipe Real.
Lidija Kolovrat
Nasceu na Bósnia mas vive em Lisboa desde 1990. Mais que estilista, é uma artista multi-disciplinar, com trabalho em moda, escultura, vídeo e design de interiores. O seu atelier e loja situa-se no Príncipe Real desde 2010.
Filipe Faísca
Criador de moda desde muito jovem, Filipe Faísca surgiu como um grande profissional nos anos 80 e 90, e é hoje reconhecido como um dos maiores nomes da moda nacional. Ao longo dos anos tem trabalhado em vários projetos, desde o guarda-roupa de filmes portugueses a fardas de alguns dos mais conceituados hotéis e restaurantes de Lisboa. As suas coleções podem ser vistas na sua loja no Chiado.
Luis Onofre
Luís Onofre é criador de sapatos e de acessórios de luxo, com marca própria desde 1999. A excelência dos seus produtos tem conquistado vários mercados internacionais, desde Itália a Rússia, China e EUA, e a primeira loja em Portugal foi aberta na Avenida da Liberdade em 2014.
Dino Alves
Participante habitual nos eventos de moda de Lisboa desde os anos 90, Dino Alves também já apresentou as suas coleções em França, na Alemanha e sobretudop no Brasil onde é particularmente apreciado. Em 2009 foi convidado pela marca italiana “Segue” para criar uma mala de viagem, embora o estilista seja mais conhecido pela ousadia na moda feminina e masculina, com materiais e estilos menos convencionais. As suas peças encontram-se em algumas concept stores de Lisboa.