Já conhece a Mina de sal-gema em Loulé, com mais de 230 milhões de anos

Data:

Com a sua abertura ao público, no final do ano passado, todos os visitantes poderão conhecer a história deste espaço, localizado a 230 metros de profundidade, e admirar formações geológicas com 230 milhões de anos.

Para esse fim, foi criado um percurso de interpretação com cerca de 1,3 quilómetros dentro da mina, onde com o auxílio de guias especializados todos os visitantes são convidados a conhecer os processos de mineração antigos e atuais.

Para dar prossecução a esta viagem ao interior da terra, a Tech Salt SA, concessionária das minas de Sal-Gema de Loulé, estabeleceu uma parceria com a empresa turística Picturesque Journey.

Assim, neste percurso de visita, para além de dar a descobrir a importância geológica desta mina no contexto da região, serão abordadas as inúmeras aplicações do Sal-Gema ao longo da história, até à atualidade.

Os bilhetes para a visita têm um custo de 25 euros por adulto, e 15 euros para as crianças. Para grupos de 10 ou mais pessoas, o bilhete individual fica a 20 euros.

Segundo o que o «barlavento» apurou, a concessão da Mina da Campina de Cima foi vendida, em agosto, pelo grupo CUF à empresa Tech Salt, S.A.

O grupo explorou durante algum tempo o sal-gema para a extração de sódio que alimentava as industrias agroquímicas.

No entanto, devido a ser um processo que produzia lamas, o grupo passou a importar sal-gema do estrangeiro com maior grau de pureza. O interesse na Mina de Loulé ficou para segundo plano, à medida que a produção foi sendo canalizada para o degelo de estradas no norte da Europa.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.