Rastreio de cancro da mama nos Açores com adesão superior a 70%

Data:

O rastreio organizado de cancro de mama nos Açores, que se iniciou em 2009, atingiu uma taxa de participação de 74% no ano passado, tendo sido diagnosticados 485 casos, anunciou hoje o Governo Regional.

Nos Açores, as unidades móveis de rastreio percorrem todas as ilhas do arquipélago, tendo o Corvo acolhido, em 2019, uma unidade de rastreio do cancro da mama.

Hoje, no Dia Mundial contra o Cancro, a secretária regional da Saúde visitou uma unidade móvel de rastreio do cancro da mama, em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, tendo apelado à prevenção e ao combate aos “grandes fatores de risco, como o tabagismo, a alimentação inadequada, o consumo excessivo de álcool e o sedentarismo”.

Citada numa nota do executivo açoriano, a titular da pasta da Saúde, Teresa Machado Luciano, apelou à participação nos “quatro programas de rastreio desenvolvidos nos Açores, designadamente do cancro da cavidade oral, que é único no país, do cancro da mama, do cancro do cólon e reto e do cancro do colo do útero”, como forma de detetar e tratar precocemente a doença.

Segundo a mesma nota, “os Açores dispõem de capacidade de resposta para todo o percurso da doença oncológica, nomeadamente a prevenção primária, que visa a alteração de comportamentos, a prevenção secundária, através de rastreios, a resposta hospitalar e de tratamentos de quimioterapia e radioterapia e os cuidados paliativos”.

O Serviço Regional de Saúde aderiu a esta ação da União Internacional para o Controlo do Cancro com várias iniciativas para promover a prevenção primária do cancro, através da adoção de estilos de vida saudável, bem como a adesão ao rastreio.

De acordo com o texto do executivo açoriano, as unidades de saúde da ilha e os hospitais desenvolveram, entre outras iniciativas, a atividade “Mexa-se contra o Cancro”, destinada aos utentes e familiares, com uma breve introdução à prevenção e ao rastreio do cancro e uma sessão de atividade física moderada.

Além disso, a direção regional de Prevenção e Combate às Dependências divulga esta semana mensagens de prevenção junto da comunidade escolar e através de uma rádio local, parceira do Fórum Regional Álcool e Saúde.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.