PJ e Ministério Público fazem buscas em instituições bancárias

Data:

A Polícia Judiciária e o Ministério Público iniciaram hoje 15 buscas em instituições bancárias e sedes de empresas por suspeitas de crimes de burla qualificada, branqueamento e fraude fiscal qualificada, indica uma nota da Procuradoria-Geral da República.
Segundo a nota, “estão a ser levadas a efeito várias diligências para cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão, em instituições bancárias, na sede social de uma associação, em domicílios e em sedes de empresas”.
O banco Montepio já confirmou que foium dos alvos das buscas e que estão relacionadas com operações de clientes, estando a prestar a colaboração.
“O Banco Montepio informa que se realizaram esta quinta-feira, dia 16 de janeiro, buscas nas instalações. Mais se informa que, conforme o teor do comunicado publicado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), se trata de diligências a propósito de operações de clientes, que reportam a factos ocorridos entre os anos 2011 e 2014”, lê-se no comunicado.
O banco, que pertence à Associação Mutualista Montepio Geral, indicou ainda que está a colaborar com as autoridades. “A instituição cumpre escrupulosamente os seus deveres de colaboração com as autoridades”, refere.
Segundo a Procuradoria-Geral da República, em causa no inquérito-crime, dirigido pelo Departamento de Investigação e ação Penal (DIAP), estão suspeitas de burla qualificada, branqueamento e fraude fiscal qualificada.
A nota da PGR informa que “as diligências incidem sobre um conjunto de clientes de instituições financeiras e de entidades suas detentoras” com o objetivo de recolher prova relativamente a operações bancárias “realizadas por clientes entre 2011 e 2014, bem como documentação relacionada com estas operações”.
As diligências são dirigidas por quatro juízes do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa e Amadora, acompanhadas por quatro procuradores, 90 elementos da PJ, quatro elementos da Autoridade Tributária e seis elementos do Banco de Portugal.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.