Open Arms pede para desembarcar 363 migrantes que recolheu no Mar Mediterrâneo

Data:

A organização não-governamental (ONG) espanhola Open Arms, que tem 363 migrantes a bordo após cinco resgates no Mediterrâneo, pediu hoje novamente um porto seguro para desembarcar as pessoas o mais rápido possível.

Fontes da ONG espanhola explicaram à agência de notícias EFE que durante a noite houve o transporte para a Itália de duas pessoas que sofriam de queimaduras graves e fortes dores abdominais.

A Open Arms solicitou o transporte para Malta, mas esta foi negada.

A última operação de resgate nestes três dias ocorreu durante a madrugada, quando a rede “Alarm Phone” alertou para um barco à deriva.

O navio humanitário espanhol, o único atualmente a operar em águas do Mediterrâneo, respondeu à chamada e localizou “cerca de 100 pessoas” amontoadas num barco de madeira.

A bordo, já havia outros 282 imigrantes salvos em quatro operações diferentes, incluindo três mulheres e 38 menores não acompanhados e provenientes de países como Sudão do Sul, Gâmbia, Egito, Senegal, Chade, Burkina Faso, Guiné e República Centro-Africana.

Atualmente, o Open Arms é o único navio humanitário na área central do Mediterrâneo, depois de outros navios, como o Ocean Viking (dos Médicos Sem Fronteiras e o SOS Mediterranee) e Alan Kurdi (da ONG alemã Sea Eye), terem sido autorizados pela Itália e Malta a desembarcar os seus migrantes resgatados no mar.

O Ministério do Interior italiano informou na terça-feira que este ano já chegaram a Itália 870 migrantes, em comparação aos 155 no mesmo período do ano passado e aos 3.176 em 2018.

Após a saída do Governo italiano do partido Liga – da extrema-direita e que aplicou a política de “portos fechados”-, a formação do novo Governo composto pelo Movimento 5 Estrelas (M5S), pelo Partido Democrata (PD) e outros grupos progressistas, os navios humanitários já podem desembarcar novamente nos portos italianos, graças ao mecanismo de redistribuição de migrantes nos países europeus disponíveis.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.