Programa de Permanências Consulares prevê crescimento de 20% nos atendimentos

Data:

O Programa de Permanências Consulares prevê a realização este ano de 886 sessões de atendimento descentralizado às comunidades portuguesas pelo mundo.
Significa um acréscimo de 20% em relação a 2019, quando foram calendarizadas 740 permanências consulares, informa o gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.
Numa nota divulgada hoje, o gabinete de Berta Nunes revela que as permanências vão ser realizadas por 64 postos consulares e irão abranger 234 localidades em todos os continentes.
Estão já calendarizadas sessões de atendimento descentralizado dinamizadas pelas secções consulares das Embaixadas de Portugal em Lima, Washington, Otava e Praga, os consulados-gerais de Portugal em Boston, Estrasburgo, Nova Iorque e Salvador da Baía e o vice-consulado de Portugal em Vigo.
Na mesma nota, o gabinete da secretária de Estado destaca que “num contexto marcado pelo Brexit”, as 44 permanências consulares previstas para o Reino Unido levarão o atendimento consular “a vários pontos de Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte, País de Gales e ainda às ilhas de Jersey”.
Na Venezuela, a Secretaria de Estado das Comunidades prevê a realização de 32 permanências consulares em 11 estados.
A mesma nota cita indicadores “ainda provisórios” para referir que no ano passado aconteceram 740 permanências consulares, atendidos mais de 50 mil cidadãos e praticados mais de 58 mil atos consulares.
Em 2018, realizaram-se 618 permanências consulares, que se traduziram em 34 mil utentes e na realização de 43 mil atos consulares.
As permanências consulares consistem na deslocação de colaboradores dos postos consulares portugueses a localidades mais distantes destes serviços e onde existem comunidades lusas.
Com recurso a equipamentos portáveis, permitem a recolha de dados para a emissão do cartão do cidadão, de passaportes, bem como a realização de atos de registo civil, de atos de notariado, de inscrições consulares ou do recenseamento eleitoral.
A lista das permanências consulares já agendadas pode ser consultada em https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/permanencias-consulares

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.