Cabeceiras de Basto vai criar miradouros nas aldeias do concelho

Data:

A Câmara de Cabeceiras de Basto aprovou a criação de uma rede de onze miradouros, que vai permitir a contemplação e preservação do património paisagístico e histórico-cultural espalhado pelas aldeias do concelho, anunciou hoje o município.
Em comunicado, o município acrescenta que a rede de miradouros pretende igualmente “reavivar memórias e tradições”.
“Por se encontrarem em zonas altas e de vistas desafogadas, os locais permitem a contemplação de amplas paisagens, debruçadas sobre os vales do concelho”, refere.
A rede será composta, desde logo, pelos miradouros de Porto D’Olho em Abadim, do Alto do Madoiro em Bucos, do Calhau da Curvaceira em Gondiães, de Santa Bárbara em Pedraça e das Cerdeirinhas em Refojo.
Integrarão ainda a rede os miradouros dos Esporões, de Fuliposo, de Magusteiro, de Meijoadela, do Nariz do Mundo e de Cambezes na freguesia de Riodouro.
O Projeto de Rede de Miradouros no concelho de Cabeceiras de Basto vai integrar uma candidatura, que está a ser preparada, a fundos comunitários, no âmbito do PDR 2020 – Renovação de Aldeias.
A Câmara sublinha que as intervenções propostas são “fundamentais” para promover a dinamização local, favorecendo o ordenamento do território, promovendo a imagem do concelho e permitindo a contemplação dos “vários pontos” de interesse paisagístico que o território oferece.
“Tendo sempre presente a preocupação da preservação do património e da presença histórico-cultural no concelho de Cabeceiras de Basto, e em específico das aldeias que circundam as zonas a intervir, a implementação de 11 miradouros pretende reavivar memórias e tradições, bem como proporcionar condições de fruição do espaço envolvente e do património”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.