Pinhel constrói Falcoaria para aumentar turismo no concelho

Data:

A Câmara Municipal de Pinhel (distrito da Guarda) vai construir este ano uma Falcoaria e intervir o património ambiental e natural das encostas do rio Côa, para aumentar a atratividade turística.
Segundo o presidente da autarquia, as intervenções vão ser realizadas no âmbito do projeto ‘Ver e Sentir o Falcão’, que prevê a construção de uma Falcoaria, junto do castelo da cidade, e do Miradouro da Faia, próximo da localidade de Azêvo, num investimento de cerca de 270 mil euros.
A autarquia projeta ainda recuperar caminhos pedestres, denominados localmente por ‘carreiros’, ao longo do rio Côa, e construir mais três miradouros, que vão fazer a ligação da cidade de Pinhel com a aldeia de Cidadelhe e com a Falcoaria, indicou Rui Ventura.
O projeto está em fase de lançamento de concurso e o autarca gostaria de inaugurar a obra da Falcoaria em agosto, por ocasião de mais um aniversário da cidade, que este ano completa 250 anos de existência.
De acordo com o responsável, a futura Falcoaria de Pinhel possibilitará que os visitantes possam estar com os falcões, assistir a espetáculos e perceber como é que as aves são tratadas.

Pinhel constrói Falcoaria para aumentar turismo no concelho
Com cerca de 3.500 habitantes, Pinhel é também conhecida por ‘Cidade Falcão’. Celebra este ano os 250 anos da elevação a cidade (1770-2020)

“Há uma zona onde (os) jovens podem ficar a pernoitar e aprender a tomar conta dos animais”, indicou Rui Ventura.
Está ainda prevista a possibilidade de os visitantes assistirem ao voo do falcão na cidade de Pinhel e de percorrerem o “caminho todo até Cidadelhe” e verem ali os animais.
Com cerca de 3.500 habitantes, Pinhel é também conhecida por ‘Cidade Falcão’.
Este ano, a Câmara Municipal de Pinhel vai comemorar os 250 anos da elevação a cidade (1770-2020) com um extenso programa a realizar ao longo de todo o ano.
“Do traçado medieval da zona histórica aos solares setecentistas e oitocentistas, por entre igrejas, capelas e outros que simbolizam a importância e o poder judicial que a ‘Cidade Falcão’, como é conhecida, deteve outrora, ao magnânimo património edificado, no qual saltam à vista as impetuosas torres do castelo – sinal máximo da importância tida pela cidade na ‘defesa nacional’ – Pinhel, fruto da sua arquitetura e características de construção de edifícios, é hoje denominada de ‘cidade com mais solares por metro quadrado'”, lê-se na sua página oficial da internet.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.