Academia do Bacalhau de Paris entrega 98 caixas de roupa a cinco instituições do concelho

Data:

 

O Academia do Bacalhau de Paris voltou a doar roupa a instituições do concelho vianense. Desta vez, através do projeto “Roupa Sem Fronteiras”, foram entregues 98 caixas de roupa a cinco instituições solidárias de Viana do Castelo, entre Lar de Santa Teresa, Vicentinos, Berço, Comissão Social Interfreguesias (CSIF) de Castelo do Neiva e Casa dos Rapazes.

Na cerimónia de entrega dos bens solidários, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo confessou estar “muito grato em nome das instituições e dos vianenses”. Agradeceu à Academia do Bacalhau de Paris, recentemente nomeada Instituição de Mérito da cidade, pelo empenho e pela dedicação em ajudar os mais carenciados.

Também o representante da Academia, Luís Gonçalves, leu uma mensagem do presidente da instituição, Manuel Soares, referindo que a “Roupa sem Fronteiras” já vai na 7ª edição e que, através desta campanha, a Academia “tenta chegar a todos aqueles que precisam”. A recolha solidária de roupa, calçado, têxteis para a casa e brinquedos contou com a colaboração de voluntários da Academia do Bacalhau, que foram responsáveis por triar, dobrar e empacotar os donativos.

Recorde-se que, já em junho de 2019, a Academia do Bacalhau de Paris tinha entregue 155 caixas de roupa a seis instituições de Viana do Castelo.

Atualmente, existem 59 Academias do Bacalhau em todo o mundo, todas ostentando a mesma designação, os mesmos objetivos, a mesma base de encontro entre compadres, e funcionando em termos gerais de forma semelhante. No entanto, cada Academia é totalmente independente. A escolha do nome “Bacalhau” revela o traço de unidade comum que deve figurar na diáspora portuguesa e assentou em razões lógicas, afetivas e histórico-culturais.

A Academia do Bacalhau de Paris (ABP) foi oficializada no Congresso Mundial realizado em Lisboa, em 1998, tendo sido oficialmente reconhecida ao abrigo da lei francesa em 2008. O seu dinamismo, crescimento constante, a criação de uma secção Júnior no seio da ABP e o facto de ser a segunda maior cidade do mundo com mais população portuguesa (depois de Lisboa) fazem da Academia do Bacalhau de Paris uma das maiores Academias do Bacalhau atualmente, contando com mais de 230 membros.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.