Portugal reforça participação na missão das Nações Unidas no Mali

Data:

Portugal vai reforçar o contingente militar português ao abrigo da missão de manutenção da paz das Nações Unidas no Mali (Minusma).
A partir de maio e até outubro, mais de sete dezenas de militares da Força Aérea e a aeronave C-295 vão integrar na missão de manutenção da paz das Nações Unidas naquele país africano.
O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa, que se deslocou a 19 e 20 de janeiro a Bamako, no Mali, acompanhado pelo Enviado Especial de Portugal ao Sahel, embaixador José Moreira da Cunha, e onde se reuniu com autoridades locais e a liderança da Minusma.
O titular da pasta da Defesa encontrou-se com os dois militares portugueses integrados na Minusma e com os 17 militares da Missão de Treino da União Europeia (EUTM-Mali) – liderada desde 12 de dezembro de 2019 pelo Brigadeiro-General português João Boga Ribeiro – que envolve quase 800 elementos de 27 países.
Três dos dezassete militares integrados na EUTM-Mali lideram também, durante as próximas semanas, uma equipa de formação na missão de treino do Grupo de Intervenção da Guarda Nacional do Mali.
A delegação portuguesa visitou o quartel-general da EUTM Mali e o centro de treino de Koulikoro, tendo ficado a conhecer o hospital de campanha que garante a assistência aos cerca de 800 militares ao serviço desta missões.

Portugal quer contribuir para a estabilidade do país

Em relação ao reforço temporário do contingente no âmbito da missão Minusma, João Gomes Cravinho disse que vai aumentar a capacidade de reconhecimento da missão no terreno e sublinhou que Portugal “está a corresponder àquilo que foi pedido, atendendo às novas circunstâncias do Mali”.

A delegação portuguesa visitou o quartel-general da EUTM Mali e o centro de treino de Koulikoro, tendo ficado a conhecer o hospital de campanha que garante a assistência aos cerca de 800 militares ao serviço desta missões.

Em declarações durante a visita, o ministro mostrou preocupação com a “situação delicada” vivida no Mali e afirmou o interesse de Portugal em contribuir para a estabilidade do país.
Gomes Cravinho afirmou que os militares portugueses são “extremamente motivados, têm treino e uma preparação fortes e estão confiantes no propósito da missão”.
Numa entrevista à ‘ONU News’, confirmou que Portugal vai reforçar o número de militares portugueses integrados na missão Minusma, “com mais de 75 militares e um avião de reconhecimento que vai aumentar, significativamente, a capacidade da Minusma de reconhecimento do terreno, que é um elemento muito importante”.
A aeronave, um C-295, está equipado “com uma multitude de sensores de diferentes tipos para detectar tudo que se passa neste vasto território”, explicou o governante.
Portugal reforça participação na missão das Nações Unidas no MaliDurante a deslocação, que lhe permitiu verificar no terreno “como funciona a EUTM em conjunto com a Minusma”, Gomes Cravinho teve igualmente um encontro com o ministro da Defesa e Antigos Combatentes do Mali, o General Ibrahima Dahirou Dembélé.
No dia 20, em visita conjunta com a ministra francesa das Forças Armadas, o ministro sueco da Defesa e o secretário de Estado da Defesa da Estónia, Gomes Cravinho encontrou-se ainda com o Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita e com o Representante Especial das Nações Unidas no Mali.
Portugal também contribui com a missão das Nações Unidas na República-Centro Africana, onde permanece um contingente com 189 militares e 32 meios, com o objetivo de apoiar a comunidade internacional na reforma do setor de segurança, contribuindo para a segurança e estabilização do país.

Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.