O Navio-Escola Sagres (NRP Sagres) chegou a Cabo Verde a 19 de janeiro, após nove dias a navegar à vela, e permaneceu na Cidade da Praia até 22 de janeiro.
Se a 20 de janeiro o navio recebeu 707 visitantes, o dia seguinte bastante preenchido.
“Da parte da manhã foram apresentados os cumprimentos protocolares a diversas entidades locais por parte do comandante do navio” pode ler-se no diário de bordo da Sagres.
Quanto às visitas do público, foram dedicadas exclusivamente aos alunos das escolas da Cidade da Praia: a Sagres recebeu mais de 700 alunos e professores.
À Escola Portuguesa de Cabo Verde, o navio-escola entregou, também no dia 21, diversos livros sobre a estrutura de missão Magalhães e sobre a iniciativa ‘Marinheiros da Esperança’, além de material de desporto oferecido pela Federação Portuguesa de Atletismo.
![]() No dia 21, às visitas do público foram dedicadas exclusivamente aos alunos e professores das escolas da Cidade da Praia: a Sagres recebeu mais de 700 estudantes e docentes | ![]() A Sagres entregou de instrumentos oferecidos pelo Exército Português à Banda Militar das Forças Armadas de Cabo Verde, que ofereceu um pequeno concerto à tripulação |
Lançado em 2018, o projeto ‘Marinheiros da Esperança’ foi inspirado nas comemorações dos 700 anos da Marinha Portuguesa e resultou num livro que ilustra momentos da relação de Portugal com o mar ao longo dos séculos. As ilustrações foram feitas por crianças e jovens internados em Serviços de Pediatria de vários hospitais do Sistema Nacional de Saúde.
O dia terminou com a cerimónia de entrega de instrumentos oferecidos pelo Exército Português à Banda Militar das Forças Armadas de Cabo Verde, que ofereceu “um pequeno concerto onde foram incluídas algumas músicas portuguesas.
Dia 22 de janeiro foi o dia de “arrumar tudo”. “A guarnição prepara-se agora para a travessia do Atlântico”, referiu o diário de bordo.
Rumo ao Sul
A despedida da Cidade da Praia fez-se a 23 de janeiro e o NRP Sagres partiu a navegar à vela. Esse foi também dia de aniversário do primeiro-marinheiro André Machado da Silva, que pertence ao serviço de mecânica e limitação de avarias e celebrou o seu 28º aniversário a bordo da Sagres.
“O navio ruma a sul, em direção ao Rio de Janeiro (Brasil) com um total de 2763 milhas náuticas a percorrer. A cada dia aproxima-se mais da linha do equador e com ela os seus fenómenos: as temperaturas do ar e do mar estão a aumentar, a pressão atmosférica a baixar e o ar está mais húmido”, explicou o comandante António Manuel Maurício Camilo no diário de bordo.
O posicionamento do NRP Sagres durante a viagem de volta ao mundo pode agora ser acompanhado em tempo real.
O Centro Geoespacial, Meteorológico e Oceanográfico Marítimo da Marinha Portuguesa, integrado no Instituto Hidrográfico, desenvolveu um projeto, através de um mapa interativo, que transmite a localização do Vavio-Escola de dez em dez minutos.
O percurso pode ser acompanhado em https://sagres.marinha.pt/localizacao/index.php/view/map/?repository=geosupportnrpsagrespublicv1&project=Geosupport_NRPSAGRES_PUBLIC&fbclid=IwAR0B9ahmRfiSrBbYR5FW178_p6TCfOlYJlIEurlgf_hIA9E3gCURorHSYFU
![]() À Escola Portuguesa de Cabo Verde, o navio-escola entregou diversos livros sobre a estrutura de missão Magalhães e sobre a iniciativa ‘Marinheiros da Esperança’ | ![]() O Rodrigo viu o Navio-Escola Sagres largar da Cidade da Praia em direção ao Rio de Janeiro, no dia 23, e partilhou as imagens com a Marinha Portuguesa |
10 de Junho em Dili e Casa de Portugal em Tóquio
O Rio de Janeiro é a próxima etapa do NRP Sagres, que vai aportar naquela cidade brasileira a 10 de fevereiro, ali permanecendo até 15 de fevereiro.
A viagem de circum-navegação do NRP Sagres durará 371 dias e insere-se que se insere nas celebrações do quinto centenário da circum-navegação de Fernão de Magalhães.
O navio-escola leva a bordo uma guarnição de 142 elementos. Ao todo, durante a viagem, serão içadas 20 bandeiras – além da portuguesa -, nos 23 portos em que o Sagres vai fazer escala.
Ao todo, durante a viagem, serão içadas 20 bandeiras – além da portuguesa -, nos 23 portos em que o Sagres vai fazer escala.
Cidade do Cabo, África do Sul (27 de março); Maputo, Moçambique (09 de abril); Dili, Timor-Leste (09 de junho): Xangai, China (07 de julho); Tóquio, Japão (18 de julho), Honolulu, EUA (22 de agosto), Punta Arenas, Chile (18 de outubro); Cartagena das Índias, Colômbia (05 de dezembro), são algumas das outras etapas da viagem e dos locais onde estará aberta a visitas.
Um dos principais momentos da viagem acontecerá a 20 de outubro, em Punta Arenas, no Chile: vai coincidir com uma reunião com o navio-escola espanhol Juan Sebastian Elcano (o navegador espanhol que integrou a frota de Fernão e Magalhães e que, com a morte do navegador português, completou a viagem de circum-navegação do globo.
Antes porém, o NRP Sagres vai participar em Dili nas celebrações do 10 de Junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas) e será a ‘Casa de Portugal’ nos Jogos Olímpicos em Tóquio, entre 18 e 27 de julho.
A 30 de dezembro chega a Portugal, mais precisamente, a Ponta Delgada, nos Açores, estando o regresso a Lisboa agendado para 10 de janeiro de 2021.
![]() | ![]() |
22 de janeiro foi o dia de “arrumar tudo”. “A guarnição prepara-se agora para a travessia do Atlântico”, escreveu o comandante no diário de bordo.
Projetos científicos a bordo
A volta ao mundo da Sagres inclui ainda a realização de vários projetos científicos. “Uns vão ser conduzidos pelo navio e outros com o embarque de alguns cientistas que se vão juntar em partes da viagem. Vamos ter uma série de projetos a decorrer, sobre a presença de microplásticos na água e nos seres vivos que habitam os sítios por onde vamos navegar”, explicava António Maurício Camilo, comandante do Navio-Escola Sagres, antes da partida em Lisboa
Os projetos científicos da Marinha Portuguesa a bordo daquele navio-escola vão ser realizados em parceria com a Universidade do Minho, Universidade dos Açores e Instituto Hidrográfico da Marinha, entre outras instituições.
O NRP Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, três mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937, tendo recebido o nome de ’Albert Leo Schlageter’.
Foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã. Em 1962, foi incorporado na Marinha Portuguesa como navio-escola e com o nome Sagres. Celebrou 80 anos em 2017, 55 dos quais com a bandeira de Portugal.
A par da instrução dos cadetes da Escola Naval, o NRP Sagres leva um pouco de Portugal aos portugueses da diáspora, contribuindo para o estreitar dos laços entre as comunidades e as suas origens.
O NRP Sagres é o navio mais condecorado da Marinha Portuguesa e o único a ostentar condecorações estrangeiras no respetivo estandarte nacional. É comandado pelo Capitão-de-fragata António Manuel Maurício Camilo.

23 de janeiro foi dia de aniversário do primeiro-marinheiro André Machado da Silva, que pertence ao serviço de mecânica e limitação de avarias e celebrou o seu 28º aniversário a bordo da Sagres
O percuros do NRP Sagres
Lisboa – partida a 05 de janeiro de 2020
Tenerife (Espanha) – chegada a 10 de janeiro e partida a 13 de janeiro
Praia (Cabo Verde) – chegada a 19 de janeiro e partida a 22 de janeiro
Rio de Janeiro (Brasil) – chegada a 10 de fevereiro e partida a 15 de fevereiro
Montevideu (Uruguai) – chegada a 23 de fevereiro e partida a 27 de fevereiro
Buenos Aires (Argentina) – chegada a 28 de fevereiro e partida a 03 de março
Cidade de Cabo (África do Sul) – chegada a 27 de março e partida a 01 de abril
Maputo (Moçambique) – chegada a 09 de abril e partida a 13 de abril
Port Louis (Ilhas Maurícias) – chegada a 24 de abril e partida a 27 de abril
Malaca (Malásia) – chegada e partida a 20 de maio (fundeado)
Singapura – chegada a 22 de maio e partida a 26 de maio
Jacarta (Indonésia) – chegada a 31 de maio e partida a 03 de junho
Dili (Timor-Leste) – chegada a 11 de junho e partida a 15 de junho
Ternate Tidore (Indonésia) – chegada e partida a 19 de junho (fundeado)
Cebu (Filipinas) – chegada a 26 de junho e partida a 26 de junho
Catbalogan (Filipinas) – chegada e partida a 29 de junho (fundeado)
Xangai (China) – chegada a 09 de julho e partida a 13 de julho
Tóquio (Japão) – chegada a 20 de julho e partida a 28 de julho
Honolulu (EUA) – chegada a 23 de agosto e partida a 27 de agosto
Papeete (Taiti) – chegada a 13 de setembro e partida a 17 de setembro
Punta Arenas (Chile) – chegada a 18 de outubro e partida a 23 de outubro
Valparaíso (Chile) – chegada a 04 de novembro e partida a 08 de novembro
Callao (Peru) – chegada a 19 de novembro e partida a 23 de novembro
Cartagena das Índias (Colômbia) – chegada a 05 de dezembro e partida a 09 de dezembro
Ponta Delgada (Açores) – chegada a 30 de dezembro e partida a 04 de janeiro
Lisboa – chegada a 10 de janeiro de 2021
Ana Grácio Pinto
Relacionadas
Cerca de 20 caricaturas de Fernão de Magalhães vão acompanhar toda a viagem de circum-navegação do Navio-Escola Sagres, que saiu de Lisboa, no domingo, dia 5, com regresso marcado para 10 de janeiro de 2021. As caricaturas fazem parte do Prémio Especial de Caricatura Fernão de Magalhães, lançado pelo PortoCartoon-World Festival 2019, iniciativa do Museu Nacional da Imprensa. Apesar de ser restrito o espaço do navio, criaram-se as condições necessárias…
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que a viagem de circum-navegação do navio-escola Sagres é um momento “histórico, irrepetível e singular”, e consolou os familiares dos marinheiros que estarão fora mais de um ano. No Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, em Lisboa, o entusiasmo gerado em torno da largada do navio-escola Sagres para uma viagem de mais de um ano contrastava com as lágrimas de muitos…