Alexandre Jesus e Tomé Bandeira conquistaram o terceiro lugar numa competição mundial de estudantes, promovida por uma empresa de software dos EUA.
Os dois estudantes de mestrado do Departamento de Engenharia Mecânica na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foram distinguidos na Student Simulation Competition, promovida pela Simio, empresa especializada em ferramentas de simulação e programação para a indústria e serviços.
Nesta edição da competição, que é lançada semestralmente, participaram 291 equipas, e um total de 1553 estudantes de 43 instituições de vários países, entre os quais Alemanha, Arábia Saudita, Canadá, China, Colômbia, Espanha, EUA, Guatemala, México, Portugal e Singapura, revela a FCTUC numa nota enviada ao ‘Mundo Português’.
No âmbito do concurso, a empresa norte-americana desafia estudantes universitários de todo mundo para a resolução de problemas de engenharia complexos, premiando os quatros melhores trabalhos.
Este desafio consistia em desenvolver um modelo de simulação de um aeroporto, de forma a otimizar a sua performance.
Através da plataforma Simio, e com base nos dados fornecidos pela empresa, “os estudantes tinham de propor um modelo que respeitasse as restrições específicas do problema, algumas muito difíceis de cumprir”, informa a nota FCTUC.
A equipa da FCTUC conquistou o terceiro lugar com uma abordagem denominada ‘simulação de eventos discretos’, que representa digitalmente o aeroporto na totalidade.
“Representa não só o que acontece dentro do aeroporto, mas também o que ocorre fora do aeroporto (por exemplo, chegada de passageiros por via de transporte público ou automóvel), permitindo otimizar variáveis críticas para o funcionamento de todo o sistema”, explica ainda a nota divulgada pela FCTUC.
Foi necessária “uma abordagem holística, sendo que todas as secções presentes num aeroporto convencional foram consideradas (chegada de passageiros, check-in, segurança, terminais, etc)”, revelam Alexandre Jesus e Tomé Bandeira.
Os estudantes acrescentam que para cada etapa percorrida pelos passageiros, foram realizados estudos “que permitissem modelar, com a maior precisão possível, algumas caraterísticas influenciadoras da variabilidade no sistema, como as filas de espera, o tempo de processamento, situações de prioridade, entre outras”.
Posteriormente, todas estas análises individuais dos recursos do aeroporto “foram fulcrais para o desenvolvimento de uma proposta de melhoria”, completam.
O professor e orientador da equipa, Samuel Moniz, diz que a grande vantagem deste tipo de abordagens está no facto de “em muito pouco tempo e com pouco esforço, se conseguir avaliar diferentes alternativas de arquitetura e de funcionamento do sistema, o que seria impossível realizar em ambiente real”.
Sobre a competição, o docente sublinha que permite, em ambiente académico, t”reinar os nossos alunos para encontrarem soluções para problemas de elevada complexidade e de larga escala”.
O sistema criado pelos estudantes portugueses, para resolver o problema colocado pela Simio, “pode ser aplicada em qualquer setor industrial ou de serviços”, destaca a nota da FTCUC.
O trabalho foi realizado no âmbito da cadeira de Simulação de Operações, no plano curricular do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial daquela faculdade da Universidade do Porto
Empresa de software dos EUA distingue trabalho de estudantes da UC
