Festa das Varas do Fumeiro regressa a Aranhas para unir tradições

Data:

Os enchidos voltam a ser ‘reis’ na freguesia de Aranhas, concelho de Penamacor. De 24 a 26 de janeiro, a Festa das Varas do Fumeiro volta a por em evidência este que é um dos produtos de excelência da Beira Baixa.
E volta ainda a “unir as tradições locais do mês de janeiro aos produtos de excelência, afirmando os saberes e sabores da aldeia de Aranhas, destaca uma nota divulgada pela Câmara Municipal de Penamacor.
A Festa das Varas do Fumeiro conta ainda com expositores, tasquinhas, música e muita animação, promete a organização. A pensar nos mais pequenos, nos três dia da Festa das Varas do Fumeiro haverá um espaço infantil, a Quinta da Brincadeira.
O evento é inaugurado no dia 24, pelas 17h, com visita aos expositores e inauguração da exposição de fotografia ‘Gentes com história’, da autoria de Jolon, que estará patente no lagar na aldeia.
A animação de rua estará por conta das Concertinas do Ribatejo, as Tresmoças, o Grupo de Fados João Morgado e o Projeto Ti Folia.
Ainda no mesmo dia haverá um showcooking a cargo dos alunos do curso de cozinha e pastelaria do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches e a atuação do Grupo Trad & Canto, no Adro da Igreja.
A 25 de janeiro o programa começa às 11h com a apresentação do livro ‘As estranhas e fantásticas histórias de Jolon’, 2º Volume, de José Lopes Nunes, no lagar.

A Festa das Varas do Fumeiro conta ainda com expositores, tasquinhas, música e muita animação, promete a organização.
A Festa das Varas do Fumeiro conta ainda com expositores, tasquinhas, música e muita animação, promete a organização.

Mas o momento alto do certame chega às 15h, com o Cantar das Janeiras, o Desfile das Varas, a Leitura da Carta do Fumeiro – que pretende recriar a carta régia que outrora autenticava este tipo de feiras – seguida do Leilão das Varas.
A animação estará a cargo dos grupos Pifaradas e Gaitadas, Picadinhos da Concertina, Marias Malucas (teatro de rua), Melrinhos, Tresmoças, Grupo de Música popular de Cernache do Bonjardim e Fanfarrões. Pelas 18h, realiza-se o atelier de gastronomia ‘À mesa com o fumeiro’, a cargo do Chef Valdir Lubave, e, pelas 22h, o Grupo Antígona Ensemble atua no Largo da Igreja.
No úlimo dia o programa começa àss 11h com as apresentações dos livros ‘Coisas que acontecem’, de Inês Raposo, e ‘Construção do Mundo’, de Fábio Monteiro, ambas no lagar. Neste dia a animação de rua estará a cargo dos Fanfarra NemFáNemFum, do teatro de rua ‘O tratador e os seus três porquinhos’ e de Os Melrinhos.
Para este último dia, pelas 15h, está ainda reservado tempo para o XXI Festival de Folclore, que contará com as atuações do Grupo Grande Roda do Teixoso, do Grupo Folklórico Las Mondas de Calzadilla, do Grupo Sevillanas de Eljas, do Rancho Folclórico da Alegria de Enxames, da Asociación Folklórica Cultural U Fresnu, todos de Espanha, e do anfitrião, o Rancho Folclórico de Aranhas.
O programa completo pode ser consultado em http://cm-penamacor.pt/cmp/index.php/component/content/article/95-online/821-fvf-2020

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.