Navio Escola Sagres chega amanhã a Cabo Verde e já há imagens da viagem…

Data:

O Navio-Escola Sagres, da Marinha Portuguesa, começou no dia 05 de janeiro uma viagem que se prolongará por mais de um ano e vai recriar quase totalmente a primeira viagem de circum-navegação do planeta, comandada há 500 anos pelo navegador português Fernão de Magalhães.
Neste momento, a Sagres está muito próxima de Cabo Verde onde atraca amanhã, domingo, pelas 09h (10h em Lisboa), no porto da Cidade da Praia.
“Estamos em pleno oceano, não há grandes perigos nas proximidades. Estamos a navegar à vela há quase dois dias e previsivelmente vamos conseguir navegar à vela até Cabo Verde sem ser preciso utilizar o motor. Isso são sempre boas notícias porque o navio fica mais confortável navegando à vela”, dizia na quinta-feira o comandante do navio-escola, António Maurício Camilo.
O NRP Sagres largou na manhã do dia 05 de janeiro de Lisboa e teve em Tenerife o primeiro local de paragem, onde atracou a 10 de janeiro, no porto de Santa Cruz de Tenerife.
Durante os dois dias em que esteve aberta ao público, a Sagres recebeu mais de 2000 visitantes. “Tal como aconteceu com a expedição de Fernão de Magalhães, o primeiro porto da nossa viagem de circum-navegação é em Tenerife”, escreveu o comandante António Maurício Camilo no diário de bordo.

A 12 de janeiro, o comandante agradecia “a todos os visitantes que subiram a bordo do NRP Sagres”, antes de seguir a rota rumo a Cabo Verde – dobrando o Cabo Bojador em direção à Cidade da Praia
“Continua a aventura para a Sagres e para a sua guarnição, agora rumo a Cabo Verde. O NRP Sagres largou na manhã do dia 13 de janeiro do porto de Santa Cruz de Tenerife (…) Encontra-se agora a navegar rumo à Cidade da Praia, na Ilha de Santiago em Cabo Verde, onde irá atracar no próximo domingo, dia 19 de janeiro.”, escrevia António Maurício Camilo, no dia seguinte.
O bom tempo continua a presentear o navio e apesar do vento ter estado fraco nos primeiros dias, aumentou no dia da partida e permitiu à Sagres colocar pano e navegar à vela, o que significa que a velocidade foi reduzida.
O jornalista António Louçã, da RTP, que está a bordo da Sagres, escreveu no dia 15 que “a perda de velocidade não é preocupante”, porque o Navio-Escola ia adiantado.
“A Sagres tornou-se de repente uma nave majestosa (“fotogénica” diz-nos o comandante com orgulho). Em modo de movimento à vela, balança suavemente e faz muito menos ruído. À proa pode mesmo ouvir-se o silêncio, mitigado pelo ruído de uma ondulação ligeira e do vento fraco que agita as velas. Mais para a ré, ouve-se ainda o funcionamento dos geradores de bordo”, contou António Louçã.

Começam as experiências científicas a bordo

A volta ao mundo do Navio-Escola Sagres inclui a realização de vários projetos científicos. Uns são conduzidos pelo navio e outros vão desenvolver-se com o embarque de alguns cientistas em partes da viagem.
Os projetos científicos da Marinha Portuguesa a bordo daquele navio-escola vão ser realizados em parceria com a Universidade do Minho, Universidade dos Açores e Instituto Hidrográfico da Marinha, entre outras instituições.
Um destes projetos começou já a ser realizado. A 15 de janeiro foi lançado à água o ‘Towfish’, um equipamento que vai ser ser rebocado durante vários períodos da navegação para recolher dados do oceano para fins científicos.
Foi desenvolvido pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e pela Marinha Portuguesa no âmbito do projeto SAIL (Space-Atmosphere-Ocean Interactions in the marine boundary Layer)
“O objetivo passa por desenvolver uma plataforma de observação científica no navio-escola NRP Sagres para a recolha de dados sobre a atmosfera e o oceano”, informa o INESC TEC numa nota sobre o projeto.

Neste momento, o Navio-Escola Sagres está muito próximo de Cabo Verde onde atraca amanhã, domingo, pelas 09h (10h em Lisboa), no porto da Cidade da Praia.
Os cientistas esperam por um lado, aumentar o conhecimento sobre o clima através do estudo dos efeitos das alterações climáticas no circuito elétrico do planeta.
“Por outro, pretende-se avaliar a saúde do oceano, que tem um impacto significativo ao nível global em setores como as pescas, atividades marinhas ou até mesmo a energia, através da recolha de amostras biológicas (peixes) para análise posterior em laboratório”, explica ainda aquele instituto que integra a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
A 16 de janeiro, a tripulação participou num exercício com simulação de incêndio. “Fazer refeições deliciosas e pão fresquinho não são as únicas funções dos nossos cozinheiros e padeiros. Além dessas funções, os padeiros e cozinheiros são os socorristas do navio e integram a equipa de saúde ao lado do médico e do enfermeiro”, revelou o comandante no diário de bordo.
O treino foi de incêndio na cozinha e empenhou toda a guarnição, que teve um desempenho eficaz “e foi felicitada pela exigente equipa de avaliadores externos que acompanha esta tirada da viagem”, escreveu por sua vez o jornalista António Louçã. Ontem repetiu-se o exercício com simulação de incêndio, mas desta vez na casa das máquinas.

Navio Escola Sagres chega amanhã a Cabo Verde

 

Viagem de 371 dias

A viagem de circum-navegação do NRP Sagres vai prolongar-se durante 371 dias. O navio-escola vai passar por mais de 20 portos de 19 países diferentes. Depois da primeira paragem em Tenerife, segue-se agora a cidade da Praia, onde ficara de 19 a 22 de de janeiro.
Rio de Janeiro, Brasil (10 de fevereiro); Cidade do Cabo, África do Sul (27 de março); Maputo, Moçambique (09 de abril); Dili, Timor-Leste (09 de junho): Xangai, China (07 de julho); Tóquio, Japão (18 de julho), Honolulu, EUA (22 de agosto), Punta Arenas, Chile (18 de outubro); Cartagena das Índias, Colômbia (05 de dezembro), são algumas das etapas da viagem e dos locais onde estará aberta a visitas.
A 30 de dezembro, o navio-escola Sagres chega a Portugal, mais precisamente, a Ponta Delgada, nos Açores, estando o regresso a Lisboa agendado para 10 de janeiro de 2021.

Neste momento, o Navio-Escola Sagres está muito próximo de Cabo Verde onde atraca amanhã, domingo, pelas 09h (10h em Lisboa), no porto da Cidade da Praia.

Um dos principais momentos da viagem acontecerá a 20 de outubro, em Punta Arenas, no Chile: vai coincidir com uma reunião com o navio-escola espanhol Juan Sebastian Elcano (o navegador espanhol que integrou a frota de Fernão e Magalhães e que, com a morte do navegador português, completou a viagem de circum-navegação do globo.
Antes porém, o NRP Sagres vai participar em Dili nas celebrações do 10 de Junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas) e será a ‘Casa de Portugal’ nos Jogos Olímpicos em Tóquio, entre 18 e 27 de julho.

https://www.facebook.com/MarinhaPortuguesa/videos/2871487822872382/

Lisboa – partida a 05 de janeiro de 2020
Tenerife (Espanha) – chegada a 10 de janeiro e partida a 13 de janeiro
Praia (Cabo Verde) – chegada a 19 de janeiro e partida a 22 de janeiro
Rio de Janeiro (Brasil) – chegada a 10 de fevereiro e partida a 15 de fevereiro
Montevideu (Uruguai) – chegada a 23 de fevereiro e partida a 27 de fevereiro
Buenos Aires (Argentina) – chegada a 28 de fevereiro e partida a  03 de março
Cidade de Cabo (África do Sul) – chegada a 27 de março e partida a 01 de abril
Maputo (Moçambique) – chegada a 09 de abril e partida a 13 de abril
Port Louis (Ilhas Maurícias) – chegada a 24 de abril e partida a 27 de abril
Malaca (Malásia) – chegada e partida a 20 de maio (fundeado)
Singapura – chegada a 22 de maio e partida a 26 de maio
Jacarta (Indonésia) – chegada a 31 de maio e partida a 03 de junho
Dili (Timor-Leste) – chegada a 11 de junho e partida a 15 de junho
Ternate Tidore (Indonésia) – chegada e partida a 19 de junho (fundeado)
Cebu (Filipinas) – chegada a 26 de junho e partida a 26 de junho
Catbalogan (Filipinas) – chegada e partida a 29 de junho (fundeado)
Xangai (China) – chegada a 09 de julho e partida a 13 de julho
Tóquio (Japão) – chegada a 20 de julho e partida a 28 de julho
Honolulu (EUA) – chegada a 23 de agosto e partida a 27 de agosto
Papeete (Taiti) – chegada a 13 de setembro e partida a 17 de setembro
Punta Arenas (Chile) – chegada a 18 de outubro e partida a 23 de outubro
Valparaíso (Chile) – chegada a 04 de novembro e partida a 08 de novembro
Callao (Peru) – chegada a 19 de novembro e partida a 23 de novembro
Cartagena das Índias (Colômbia) – chegada a 05 de dezembro e partida a 09 de dezembro
Ponta Delgada (Açores) – chegada a 30 de dezembro e partida a 04 de janeiro
Lisboa – chegada a 10 de janeiro de 2021

Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.