CP começou a recuperar em força carruagens e locomotivas paradas há anos

Data:

Até junho, vão ganhar nova vida 13 carruagens Schindler, da década de 1940; 10 carruagens fabricadas nas antigas oficinas da Sorefame e ainda cinco locomotivas 2600.

Segundo noticia o Diário de Noticias, ao haver mais material nestas linhas, a CP poderá libertar algumas das 24 automotoras a diesel alugadas a Espanha para percursos não eletrificados, como as linhas do Oeste, Alentejo e Algarve. No caso do Algarve, persistem as supressões diárias de comboios. Sempre que há uma ligação suprimida por culpa própria, a CP tem de pagar uma multa, ao abrigo do contrato de serviço público, que está atrasado. O Tribunal de Contas pediu mais esclarecimentos à CP sobre este contrato, que vem estabelecer um conjunto de obrigações de serviço público a que a empresa fica vinculada durante dez anos a partir de 2020. Em contrapartida, o Estado paga anualmente uma verba à CP, que em 2020 será de 90 milhões de euros.

O reforço de material circulante apenas é possível por causa da reabertura da oficina de Guifões. Esta é uma das medidas do plano de investimento de 45 milhões de euros da CP até ao final de 2022, aprovado pelo Governo no final de junho. Atualmente com 70 operários, esta oficina será reforçada com mais trabalhadores nos próximos meses, até atingir os mais de 120 funcionários. Encerrada em 2011, esta unidade começou a reparar comboios há pouco menos de dois meses. CP contratou mais de 170 pessoas desde julho. Faltam apenas 14

Trabalho não irá faltar nesta unidade: só para este ano, prevê-se também a recuperação de locomotivas diesel da série 1400 e de carruagens Sorefame e Schindler. Em Guifões, também serão reparados os bogies das automotoras elétricas da série 2240 e modificados os interiores das carruagens Corail, do serviço Intercidades.

 

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.