Associação portuguesa no Canadá promove a cultura através do teatro

Data:

Na Associação Portuguesa de Manitoba, em Winnipeg, Canadá, a cultura portuguesa é promovida junto do público em geral pelo grupo de teatro Alma Lusa.
“Acredito que o teatro é uma forma de promover e manter viva a língua portuguesa não só para a comunidade como para algum público canadiano que vem marcando a presença nos espetáculos, pois os mesmos são legendados em inglês”, revelou à agência Lusa o encenador do grupo Alma Lusa, Paulo Delgado, de 49 anos.
É o que vai acontecer a partir de 18 de janeiro quando estreia a peça de André Brun ‘A Vizinha do Lado’ com legendas em inglês, justamente destinadas para o público canadiano.
“Neste momento já começamos a ter público canadiano. É uma coisa interessante, porque sabem que os nossos espetáculos incluem jantar e teatro. Sabem que a comida portuguesa é boa, é uma noite bem passada, o teatro tem qualidade, e já começam a vir”, acrescentou o encenador.
A peça ‘A Vizinha do Lado’ foi escolhida “pelas recordações dos filmes portugueses antigos” e por ser uma “comédia que satiriza os costumes da burguesia no início de 1900”, explicou à Lusa.
O grupo preparou-se durante quase 12 meses para o espetáculo, que tem a duração de 90 minutos com intervalo.
Em 2017, Paulo Delgado, natural do concelho de Tomar, concelho do distrito de Santarém, criou o grupo de teatro Alma Lusa, composto atualmente por 13 elementos, todos de origem portuguesa.
“Criamos o grupo pois não existia uma atividade teatral regular em Winnipeg. Este é o terceiro projeto, contamos com a participação de 13 elementos, a maioria deles nasceu no Canadá, em que o português é a segunda língua, pouco ou nada utilizada”, sublinhou.
O encenador destacou ainda o “esforço, coragem e empenho” dos elementos do grupo Alma Lusa que “usam na criação das personagens e na prenunciação”.
“Com isto também estão a aprender português, porque são lusodescendentes de segunda e terceira gerações. Vão descobrindo palavras novas, temos de trabalhar na dicção, e noutras palavras mais complicadas, dou-lhes outras alternativas”, contou.
A peça ‘A Vizinha do Lado’ estreia a 18 de janeiro, pelas 20h30 horas locais, na Associação Portuguesa de Manitoba (659 Young St, Winnipeg), sendo esperados mais de 300 espetadores.
Calcula-se que existam na região de Winnipeg cerca de 20 mil portugueses e lusodescendentes.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.