A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para um novo coronavirus que já provocou pelo menos um morto na China e mais de 40 casos registados, e foi também detetado num paciente na Tailândia.
Uma mulher chinesa, de 61 anos, que viajou desde Wuhan, cidade chinesa onde o vírus terá tido origem num mercado de peixe, chegou no dia 08 deste mês à Tailândia, já infetada. O caso foi detetada ainda no aeroporto, no seguimento de um alerta do governo para todos os passageiros vindos daquela localidade.
Quanto ao paciente que faleceu, segundo a OMS, tinha “graves condições médicas subjacentes”.
Maria Van Kerkhove, diretora interina do departamento de doenças emergentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), explicou hoje aos jornalistas que a OMS está a preparar-se “para a hipótese de contágios em massa, pelo que estão a ser tomadas medidas de prevenção e controlo de infeções para que todos os hospitais do mundo apliquem as precauções habituais”,
A OMS revela ainda que os investigadores chineses já sequenciaram o genoma do novo coronavírus e forneceram os dados à comunidade global de saúde, no dia 12 deste mês, para ajudar a diagnosticar possíveis casos em outros países.
Numa nota publicada no dia 09 deste mês, a OMS revelava que o novo vírus foi identificado numa pessoa hospitalizada com pneumonia na cidade chinesa de Wuhan. “Investigadores chineses realizaram o sequenciamento genético do vírus, usando uma amostra positiva do paciente. A identificação preliminar de um novo vírus num curto período de tempo é uma conquista notável e demonstra a capacidade da China para controlar novos surtos”, elogiou a OMS na nota.
Os sintomas são semelhantes aos de uma constipação, mas podem ser acompanhados de febre, fadiga, tosse e falta de ar. Nos casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.
As recomendações padrão para impedir a propagação da infecção incluem lavar regular as mãos, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar e cozinhar bem a carne e os ovos.
Os coronavírus são uma grande família de vírus – alguns causam doenças menos graves, como uma comum constipação, e outros mais graves. Segundo as autoridades chinesas, o vírus em questão pode causar doenças graves em alguns pacientes, mas não se transmite facilmente entre as pessoas.
É semelhante a outros que surgiram nos últimos anos, como a SARS ou a síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS).
OMS alerta para contágios com novo vírus e pede a para se prepararem
Data: