OMS alerta para contágios com novo vírus e pede a para se prepararem

Data:

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para um novo coronavirus que já provocou pelo menos um morto na China e mais de 40 casos registados, e foi também detetado num paciente na Tailândia.
Uma mulher chinesa, de 61 anos, que viajou desde Wuhan, cidade chinesa onde o vírus terá tido origem num mercado de peixe, chegou no dia 08 deste mês à Tailândia, já infetada. O caso foi detetada ainda no aeroporto, no seguimento de um alerta do governo para todos os passageiros vindos daquela localidade.
Quanto ao paciente que faleceu, segundo a OMS, tinha “graves condições médicas subjacentes”.
Maria Van Kerkhove, diretora interina do departamento de doenças emergentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), explicou hoje aos jornalistas que a OMS está a preparar-se “para a hipótese de contágios em massa, pelo que estão a ser tomadas medidas de prevenção e controlo de infeções para que todos os hospitais do mundo apliquem as precauções habituais”,
A OMS revela ainda que os investigadores chineses já sequenciaram o genoma do novo coronavírus e forneceram os dados à comunidade global de saúde, no dia 12 deste mês, para ajudar a diagnosticar possíveis casos em outros países.
Numa nota publicada no dia 09 deste mês, a OMS revelava que o novo vírus foi identificado numa pessoa hospitalizada com pneumonia na cidade chinesa de Wuhan. “Investigadores chineses realizaram o sequenciamento genético do vírus, usando uma amostra positiva do paciente. A identificação preliminar de um novo vírus num curto período de tempo é uma conquista notável e demonstra a capacidade da China para controlar novos surtos”, elogiou a OMS na nota.
Os sintomas são semelhantes aos de uma constipação, mas podem ser acompanhados de febre, fadiga, tosse e falta de ar. Nos casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.
As recomendações padrão para impedir a propagação da infecção incluem lavar regular as mãos, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar e cozinhar bem a carne e os ovos.
Os coronavírus são uma grande família de vírus – alguns causam doenças menos graves, como uma comum constipação, e outros mais graves. Segundo as autoridades chinesas, o vírus em questão pode causar doenças graves em alguns pacientes, mas não se transmite facilmente entre as pessoas.
É semelhante a outros que surgiram nos últimos anos, como a SARS ou a síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS).

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.