A Câmara Municipal de Aveiro vai construir um novo Parque Aventura, em Esgueira, pelo valor de cerca de meio milhão de euros.
“Este será um Parque único e diferenciador no Município, com elementos de referência nas atividades em espaços verdes, nas atividades recreativas, de lazer e de desporto, associado ao Parque da Fonte do Meio, existente no local”, refere o executivo autárquico em nota de imprensa.
O Parque Aventura vai ser criado onde durante largos anos existiu uma carreira de tiro, que serviu os sucessivos regimentos instalados na cidade e forças policiais e que estava desativado.
Desde 2009 que a autarquia pretendia o terreno e nesse ano chegou mesmo a ser acertado o valor de 21.700 euros, aprovado em reunião do executivo municipal, para a carreira de tiro de Esgueira passar para propriedade do município.
A compra veio a ser feita só em 2018, e pelo valor de 80 mil euros. “A aquisição foi consecutivamente adiada devido às várias alterações de titular/ministério”, explica a nota de imprensa.
Com uma área de 10 mil metros quadrados, o imóvel acabou desafetado do Domínio Público Militar e foi integrado no Domínio Privado do Estado, tendo sido objeto de nova avaliação por parte da Direção-Geral do Tesouro e do Ministério das Finanças (DGTF), que chegou ao valor de 80.210 euros, que veio a ser pago pela Câmara de Aveiro.
Posteriormente, a autarquia adjudicou a empreitada de demolição da antiga carreira de tiro, removendo os dois edifícios de alvenaria e um edifício com pórticos em betão e coberturas de fibrocimento que constituíam aquela infraestrutura militar.
Câmara de Aveiro avança com Parque Aventura em antiga carreira de tiro
Data: