O presidente da Câmara de Oleiros afirmou que o concurso para a requalificação do Miradouro do Zebro, projeto da autoria do arquiteto Siza Vieira, vai ser lançado no primeiro trimestre do ano.
“Espero lançar o concurso para a requalificação do Miradouro do Zebro no primeiro trimestre de 2020 e acredito que seja uma obra para demorar um ano até ficar pronta”, explicou à agência Lusa Fernando Marques Jorge.
O projeto de requalificação do Miradouro do Zebro, em Oleiros, distrito de Castelo Branco, foi assinado pelo arquiteto Siza Veira, sendo que o investimento previsto ronda os dois milhões de euros.
A obra inclui a construção de uma ponte suspensa que irá ligar os concelhos de Oleiros, Pampilhosa da Serra e Fundão.
O Miradouro do Zebro é um dos geossítios onde se podem observar materiais que constituíam os fundos marinhos, há cerca de 500 milhões de anos, e que agora surgem a formar os cumes da Serra do Muradal, em Oleiros.
Estes materiais foram enrugados e elevados por forças compressivas na sequência da gigantesca colisão continental que originou a formação do supercontinente Pangeia.
O autarca de Oleiros realça a importância deste projeto, assinado por Siza Vieira, para o desenvolvimento turístico do concelho e adianta que irá beneficiar não só Oleiros, como os concelhos de Pampilhosa da Serra e do Fundão.