Benfica e FC Porto foram sexta-feira obrigados a dar a volta a Desportivo das Aves e Moreirense, nos respetivos jogos da 16.ª jornada, e continuam separados por quatro pontos no topo da I Liga portuguesa de futebol.
No Estádio da Luz, Mehrdad Mohammadi ‘ensombrou’ a estreia do alemão Julian Weigl pelos ‘encarnados’, adiantando o lanterna-vermelha no primeiro tempo, mas os campeões nacionais conseguiram ‘dar a volta ao texto’ no último quarto de hora do jogo e acabaram a vencer por 2-1.
Carlos Vinícius, que tinha sido lançado por Bruno Lage ao intervalo, revelou-se decisivo para a reviravolta das ‘águias’, mesmo não marcando qualquer tento. O avançado brasileiro conquistou a grande penalidade que Pizzi concretizou no empate e ainda assistiu André Almeida para o golo da reviravolta.
Em vésperas de visitar o Estádio de Alvalade, o Benfica somou a 13.ª vitória seguida no campeonato e manteve os quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto, que também teve de ‘suar’ para sair de Moreira de Cónegos com um triunfo, por 4-2.
Num terreno no qual não venceram nas quatro temporadas anteriores, os ‘dragões’ viram-se em desvantagem logo aos três minutos, por culpa de Fábio Abreu, mas Soares e Alex Telles, este último de grande penalidade, deram a volta ao marcador, que seria igualado por João Aurélio.
Na segunda parte, Luis Díaz deu nova vantagem aos ‘azuis e brancos’ e Corona (seria expulso em tempo de compensação) sentenciou, com um grande golo, o triunfo do FC Porto, que segue na perseguição ao líder, antes de receber o Sporting de Braga, na próxima ronda, a última da primeira volta.
Já no outro encontro do dia, o Rio Ave foi aos Açores vencer o Santa Clara por 1-0, com um golo do brasileiro Lucas Piazón, e subiu, provisoriamente, ao quinto lugar, ultrapassando Vitória de Guimarães e Sporting de Braga, que jogam no domingo.
No sábado, o Sporting, quarto colocado, visita o Vitória de Setúbal, num encontro envolto em alguma polémica, devido à virose que afetou a maioria do plantel sadino, enquanto o Famalicão tentará segurar o terceiro posto, perante o Boavista. Os ‘aflitos’ Portimonense e Paços de Ferreira disputam-se na outra partida do dia.