Vem aí mais frio mas o fim de semana também será de sol

Data:

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para o “acentuado arrefecimento noturno” para os próximos dias. A previsão do IPMA indica uma descida das temperaturas mínimas este fim de semana e sol.
Para esta sexta-feira prevê céu pouco nublado ou limpo em todo o território continental, formação de gelo ou geada no interior das regiões Norte e Centro, neblina ou nevoeiro matinal, assim como o habitual arrefecimento noturno e uma descida da temperatura, “sendo mais significativa da mínima”. Um cenário que deverá manter-se no sábado e no domingo.
Está prevista para hoje uma descida da temperatura, sobretudo a mínima, com acentuado arrefecimento noturno. As temperaturas mínimas vão variar entre os 0º (Bragança e Guarda) e os 9º (Lisboa e Sagres) e as máximas entre os 6º (Guarda) e os 16º (Faro).
As máximas vão oscilar entre os 16ºC em Faro, os 14ºC em Lisboa e no Porto, e os 6ºC e 8ºC na Guarda e em Bragança, respetivamente.
O IPMA mantém o aviso amarelo, até às 18h, de agitação marítima forte na faixa da costa ocidental nos distritos de Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo. O aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Seis barras de Portugal continental estão hoje fechadas à navegação e outras seis condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
As barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Vila do Conde, Esposende, Póvoa de Varzim e Ericeira estão fechadas a toda a navegação.
De acordo com a AMN, as barras marítimas de Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, S. Martinho do Porto, no continente, e as de Santa Cruz das Flores e Lages das Flores, nos Açores, estão condicionadas.

Descidas no fim de semana

Para o fim de semana está prevista uma descida das temperaturas mínimas, registando Bragança -2ºC, tanto no sábado como domingo. Em Vila Real e Castelo Branco, os termómetros vão chegar aos -1ºC no domingo, dia em que Viseu contará com 0ºC.
Em Lisboa, as mínimas vão descer no sábado e no domingo para os 6ºC e 5ºC, no Porto vão cair até aos 4ºC e depois até aos 2ºC. No Alentejo, Beja e Évora vão contar com mínimas entre os 2ºC e os 1ºC no domingo, temperaturas que se esperam em praticamente todo o território continental. Faro vai registar 6ºC, a mínima mais elevada para este dia.
As temperaturas serão mais elevadas nos arquipélagos da Madeira e dos Açores. As máximas previstas para a Madeira rondam os 17ºC e os 21ºC, no Funchal e em Porto Santo, no fim de semana, e mínimas a rondar os 15ºC. Apesar do céu carregado, não deverá chover em terras madeirenses.
Nos Açores, está prevista para hoje chuva em todos os grupos, com previsão de temperaturas máximas a oscilar entre os 18ºC e 19ºC, e as mínimas entre os 13ºC em Santa Cruz das Flores, e os 16ºC nos restantes grupos. Temperaturas que deverão descer ligeiramente no sábado e no domingo.

Previna-se contra o frio

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda as medidas a tomar para que o impacto do frio seja menor:
– Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
– Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a formação de lençóis de água nas vias;
Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
– Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
– Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores;
– Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais;
– Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
– Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e forças de segurança;
– Nos terrenos confinantes com rios e cursos de água, historicamente sujeitos a cheias e inundações, retirar os animais e os equipamentos agrícolas.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.