Benfica e FC Porto entram em ação na sexta-feira na I Liga de futebol, com Desportivo das Aves e Moreirense, respetivamente, quatro dias antes de disputarem os quartos de final da Taça de Portugal.
Com o calendário mais apertado, a 16.ª jornada do campeonato antecipa-se com a receção do Benfica ao Desportivo das Aves (19:00) e a visita do FC Porto ao Moreirense (21:15), já após o Santa Clara receber o Rio Ave (18:00), que se desloca depois à Luz para disputar o acesso às ‘meias’ da prova ‘rainha’.
A ronda precisamente na Luz com um duelo de extremos, entre o campeão e líder Benfica e o último classificado, o Desportivo das Aves, equipa sem qualquer ponto fora de Vila das Aves e que nunca pontuou na Luz, em oito visitas, desde 1985.
Os ‘encarnados’ chegam a esta jornada depois de uma importante vitória em Guimarães (1-0), a 12.ª consecutiva, após o 0-2 com o FC Porto, e 14.ª na prova, para um total de 42 pontos, um novo máximo na ‘era três pontos’ (desde 1996/97) após 15 rondas.
Frente ao Aves, o treinador Bruno Lage não pode contar com o médio argelino Taarabt, que viu o quinto amarelo na prova, cenário que poderá proporcionar a estreia do alemão Julian Weigl, contratado ao Borussia Dortmund por 20 milhões de euros.
O jogo com o Desportivo das Aves antecede, no campeonato, a visita do Benfica a Alvalade, com as ‘águias’ a defrontarem o eterno rival Sporting em 17 de janeiro, outra sexta-feira, no encerramento da primeira volta.
Na perseguição ao campeão, continua o ‘vice’ FC Porto, a quatro pontos da liderança e que nesta jornada visita o Moreirense, num jogo em que não terá os habituais centrais: Pepe lesionou-se em Alvalade e Marcano viu o quinto amarelo.
Sérgio Conceição já disse que o eixo da defesa contará com Diogo Leite e Mbemba, num campo em que o FC Porto, invicto desde a primeira ronda (1-2 em Barcelos), não vence para a I Liga desde 2015: perdeu em 2016/17 e empatou em 2017/18 e 2018/19.
A equipa de Moreira de Cónegos não está tão forte como na última época, seguindo no 13.º posto (era sexto em 2018/19), num momento em que Ricardo Soares assumiu a equipa na ronda anterior – perdeu em Paços de Ferreira -, substituindo Vítor Campelos.
O Sporting, derrotado na última jornada pelo FC Porto (2-1) e já a 16 pontos do Benfica, entra em campo no sábado, dia em que visita o Vitória de Setúbal, num momento de ‘fragilidade’ dos sadinos, com um forte surto gripal no plantel.
O conjunto do Bonfim solicitou mesmo o adiamento do jogo, que está marcado para as 20:30.
O emblema setubalense, tal como o Sporting, é uma das equipas que esta temporada já trocou de treinador, com os sadinos a contarem com Júlio Velásquez e os ‘leões’ com Silas, com estreias à 12.ª e à sexta jornada, respetivamente.
Um dos mais recentes estreantes como treinador é Rúben Amorim, que na última jornada assumiu funções na equipa principal do Sporting de Braga e viu a equipa golear o Belenenses SAD por 7-1, no Jamor.
Caberá aos bracarenses (sextos classificados) encerrarem no domingo a ronda, num jogo em que recebem o Tondela (nono).
Em outros jogos da 16.ª jornada, o Famalicão, que voltou aos triunfos e ‘roubou’ o terceiro lugar ao Sporting, defronta no sábado o Boavista, no Estádio do Bessa, em jogo com início marcado para as 18:00.
Daniel Ramos estreou-se na última jornada no banco dos ‘axadrezados’, mas a equipa, oitava classificada, empatou em casa com o Portimonense e já não vence há três jornadas.
Programa da 16.ª jornada:
Sexta-feira, 10 janeiro:
Santa Clara – Rio Ave, 18:00 locais (19:00 em Lisboa)
Benfica – Desp. Aves, 19:00
Moreirense – FC Porto, 21:15
Sábado, 11 janeiro:
Portimonense – P. Ferreira, 15:30
Boavista – Famalicão, 18:00
Vit. Setúbal – Sporting, 20:30
Domingo, 12 janeiro:
Gil Vicente – Belenenses, 15:00
Marítimo – Vit.e Guimarães, 17:30
Sp. Braga – Tondela, 20:00