Benfica e FC Porto ‘lançam’ 16.ª jornada antes dos jogos da Taça

Data:

Benfica e FC Porto entram em ação na sexta-feira na I Liga de futebol, com Desportivo das Aves e Moreirense, respetivamente, quatro dias antes de disputarem os quartos de final da Taça de Portugal.
Com o calendário mais apertado, a 16.ª jornada do campeonato antecipa-se com a receção do Benfica ao Desportivo das Aves (19:00) e a visita do FC Porto ao Moreirense (21:15), já após o Santa Clara receber o Rio Ave (18:00), que se desloca depois à Luz para disputar o acesso às ‘meias’ da prova ‘rainha’.
A ronda precisamente na Luz com um duelo de extremos, entre o campeão e líder Benfica e o último classificado, o Desportivo das Aves, equipa sem qualquer ponto fora de Vila das Aves e que nunca pontuou na Luz, em oito visitas, desde 1985.
Os ‘encarnados’ chegam a esta jornada depois de uma importante vitória em Guimarães (1-0), a 12.ª consecutiva, após o 0-2 com o FC Porto, e 14.ª na prova, para um total de 42 pontos, um novo máximo na ‘era três pontos’ (desde 1996/97) após 15 rondas.
Frente ao Aves, o treinador Bruno Lage não pode contar com o médio argelino Taarabt, que viu o quinto amarelo na prova, cenário que poderá proporcionar a estreia do alemão Julian Weigl, contratado ao Borussia Dortmund por 20 milhões de euros.
O jogo com o Desportivo das Aves antecede, no campeonato, a visita do Benfica a Alvalade, com as ‘águias’ a defrontarem o eterno rival Sporting em 17 de janeiro, outra sexta-feira, no encerramento da primeira volta.
Na perseguição ao campeão, continua o ‘vice’ FC Porto, a quatro pontos da liderança e que nesta jornada visita o Moreirense, num jogo em que não terá os habituais centrais: Pepe lesionou-se em Alvalade e Marcano viu o quinto amarelo.
Sérgio Conceição já disse que o eixo da defesa contará com Diogo Leite e Mbemba, num campo em que o FC Porto, invicto desde a primeira ronda (1-2 em Barcelos), não vence para a I Liga desde 2015: perdeu em 2016/17 e empatou em 2017/18 e 2018/19.
A equipa de Moreira de Cónegos não está tão forte como na última época, seguindo no 13.º posto (era sexto em 2018/19), num momento em que Ricardo Soares assumiu a equipa na ronda anterior – perdeu em Paços de Ferreira -, substituindo Vítor Campelos.
O Sporting, derrotado na última jornada pelo FC Porto (2-1) e já a 16 pontos do Benfica, entra em campo no sábado, dia em que visita o Vitória de Setúbal, num momento de ‘fragilidade’ dos sadinos, com um forte surto gripal no plantel.
O conjunto do Bonfim solicitou mesmo o adiamento do jogo, que está marcado para as 20:30.
O emblema setubalense, tal como o Sporting, é uma das equipas que esta temporada já trocou de treinador, com os sadinos a contarem com Júlio Velásquez e os ‘leões’ com Silas, com estreias à 12.ª e à sexta jornada, respetivamente.
Um dos mais recentes estreantes como treinador é Rúben Amorim, que na última jornada assumiu funções na equipa principal do Sporting de Braga e viu a equipa golear o Belenenses SAD por 7-1, no Jamor.
Caberá aos bracarenses (sextos classificados) encerrarem no domingo a ronda, num jogo em que recebem o Tondela (nono).
Em outros jogos da 16.ª jornada, o Famalicão, que voltou aos triunfos e ‘roubou’ o terceiro lugar ao Sporting, defronta no sábado o Boavista, no Estádio do Bessa, em jogo com início marcado para as 18:00.
Daniel Ramos estreou-se na última jornada no banco dos ‘axadrezados’, mas a equipa, oitava classificada, empatou em casa com o Portimonense e já não vence há três jornadas.

Programa da 16.ª jornada:

Sexta-feira, 10 janeiro:
Santa Clara – Rio Ave, 18:00 locais (19:00 em Lisboa)
Benfica – Desp. Aves, 19:00
Moreirense – FC Porto, 21:15

Sábado, 11 janeiro:
Portimonense – P. Ferreira, 15:30
Boavista – Famalicão, 18:00
Vit. Setúbal – Sporting, 20:30

Domingo, 12 janeiro:
Gil Vicente – Belenenses, 15:00
Marítimo – Vit.e Guimarães, 17:30
Sp. Braga – Tondela, 20:00

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.