Muitas lágrimas no cais de Santa Apolónia, quando o navio Escola Sagres largou do Terminal de Cruzeiros, na manhã do dia 5 de janeiro de 2020 pelas 11H30. Lágrimas em terra, lenços a acenar de mais de 500 familiares, namoradas, mães, pais, esposas e familiares que se vieram despedir e logo pelas 9H00 o frenesim neste cais era enorme.
Ao navio Escola já ali pernoitou desde a véspera e atraía muitos olhares de turistas. No mesmo cais mais dois navios cruzeiro tinham chegado e no Tejo dezenas de embarcações. A cerimónia de Largada do NRP Sagres foi presidida pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa e contou com a presença do ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, do ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos e do secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches. A banda da Marinha dava a animação à partida com os seus acordes e Marcelo Rebelo de Sousa em terra acena depois, quando os rebocadores começaram a manobra de levar a SAGRES a tomar o seu rumo. Após a partida o Presidente da República fez questão, durante mais de meia hora cumprimentar e reconfortar os familiares presentes, e a todos dava um palavra de reconforto e claro tirava a respectiva selfie
V Centenário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães
A missão da NRP Sagres está enquadrada no programa das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães e irá passar por 22 portos de 19 países diferentes, visitando 12 cidades da Rede Mundial de Cidades Magalhânicas.
No decorrer da viagem irão embarcar os cadetes da Escola Naval para realizarem a sua viagem de instrução.
Jogos Olímpicos em Tóquio
O navio fará ainda uma escala em Tóquio para a fase inicial da participação nos Jogos Olímpicos, durante a qual será a “casa de Portugal”, numa iniciativa em parceria com o Comité Olímpico Português.
Detalhes da 4ª volta ao mundo do Navio-Escola Sagres
Partida: 5 de janeiro de 2020 (Lisboa)
Chegada: 10 de janeiro de 2021 (Lisboa)
Duração da viagem: 371 dias
Horas de navegação: 6782 horas
Milhas náuticas: 41.258 milhas (equivale a 76.410 kms)
Número de países: 19 (Espanha, Cabo Verde, Brasil, Uruguai, Argentina, África do Sul, Moçambique, Maurícia, Singapura, Indonésia, Timor-Leste, Filipinas, China, Japão, EUA, Polinésia Francesa, Chile, Peru, Colômbia).
Número de portos: 22
Cidades da Rede Mundial de Cidades Magalhânicas: 12
Passagens pela linha do equador: 6
Oceanos: Atlântico, Índico, Pacífico
O nome do navio Sagres é um tributo à vila algarvia, aos marinheiros que ali se abrigaram de ventos e correntes e ao infante D. Henrique que morreu em Sagres, em 1460. Por isso, a imagem do infante está esculpida na proa do navio-escola. E como “acontece em todos os navios de guerra, o nome é dito no feminino.
Números da “barca”
A Sagres tem um comprimento de fora-a-fora de 89,3 metros. A boca (parte mais larga) mede 12 metros e o calado tem 5,6 metros.
A Sagres tem 23 velas. Existem 10 velas redondas (cada uma com a cruz de Cristo) e 13 velas latinas, de forma triangular.
Os mastros das velas redondas, as maiores, têm uma altura de 46,2 metros
A superfície ocupada pelas velas é de 1979 metros quadrados.
Para se mover, o veleiro pode ser auxiliado por um motor Diesel MTU 1000 Hp que permite atingir uma velocidade de 8 nós. No modo veleiro, consegue atingir uma velocidade máxima de 16,5 nós.
O tanque de combustível tem capacidade para 110 mil litros.
O navio tem um gerador que, por osmose inversa, consegue produzir 24 toneladas de água doce por dia.
O comandante da SAGRES – Capitão fragata- Mauricio Camilo
História das várias Sagres da Marinha Portuguesa
Desde o século 19, a Marinha portuguesa teve vários navios-escola com o nome Sagres. Todos eles foram construídos no estrangeiro e pertenceram a outros países antes de servirem a Portugal.
Sagres 1 – Foi construída em Inglaterra em 1858 e era uma corveta mista, de propulsão a velas e a vapor, com casco de madeira. Foi navio-escola português entre 1884 e 1898. Estava fundeada no rio Douro.
Sagres 2 – Inicialmente era um navio mercante alemão chamado Rickmer Rickmers, lançado à água pela primeira vez em 1896. Quando a Alemanha declarou guerra a Portugal, em 1916, o navio estava nos Açores e foi arrestado por Portugal e rebatizado com o nome Flores. Foi então emprestado à Inglaterra e devolvido a Portugal em 1924. Mudou o nome para Sagres e serviu como navio-escola até 1962. Foi depois reclassificado como navio depósito e passou a chamar-se Santo André. Em 1983, foi entregue a uma associação alemã que o restaurou e transformou em navio-museu, ancorado em Hamburgo com o nome original: Rickmer Rickmers.
Sagres 3 – É o atual navio-escola da Marinha Portuguesa. Foi construído em Hamburgo, na Alemanha, em 1937, e serviu a marinha alemã até terminar a 2ª Guerra Mundial, em 1945. Aquando da partilha dos despojos pelos vencedores da guerra o navio (então chamado Albert Leo Schlageter) coube aos Estados Unidos. Mas na América ninguém se interessou em ficar com ele.
Em 1948, acabou por ser cedido pelo valor simbólico de 5.000 dólares à Marinha do Brasil como compensação pelos danos causados pelos submarinos americanos aos navios brasileiros. Passou então a chamar-se Guanabara e serviu o Brasil durante 14 anos.
Foi comprado por Portugal em 1962, por 150 mil dólares. A Sagres atual fez a primeira viagem com bandeira portuguesa em 25 de abril de 1962. Desde então, o veleiro tem feito anualmente viagens de instrução. Só esteve parado em 1987 e em 1991, quando sofreu obras de modernização.
A Sagres fez viagens de circum-navegação em 1978/79, 1983/84, em 2010 e agora esta de 2020/21.
Itinerário completo da viagem de circum-navegação do Navio Escola NRP Sagres:
05 janeiro – Partida de Lisboa
10 janeiro – Chegada a Tenerife (Espanha)
13 janeiro – Partida de Tenerife
19 janeiro – Chegada à Praia (Cabo Verde)
22 janeiro – Partida da Praia
10 fevereiro – Chegada ao Rio de Janeiro (Brasil)
15 fevereiro – Partida do Rio de Janeiro
23 fevereiro – Chegada a Montevideo (Uruguai)
27 fevereiro – Partida de Montevideo
28 fevereiro – Chegada a Buenos Aires (Argentina)
03 março – Partida de Buenos Aires
27 março – Chegada à Cidade do Cabo (África do Sul)
01 abril – Partida da Cidade do Cabo
09 abril – Chegada a Maputo (Moçambique)
13 abril – Partida de Maputo
24 abril – Chegada a Port Louis (Maurícia)
27 abril – Partida de Port Louis
20 maio – Chegada a Singapura (Singapura)
24 maio – Partida de Singapura
29 maio – Chegada a Jacarta (Indonésia)
01 junho – Partida de Jacarta
09 junho – Chegada a Dili (Timor-Leste)
13 junho – Partida de Dili
17 junho – Chegada a Ternate / Tidore (Indonésia)
17 junho – Partida de Ternate / Tidore
24 junho – Chegada a Cebu (Filipinas)
27 junho – Partida de Cebu
07 julho – Chegada a Shangai (China)
11 julho – Partida de Shangai
18 julho – Chegada a Tóquio (Japão)
Jogos Olímpicos de 24 julho a 09 agosto
27 julho – Partida de Tóquio (Japão)
22 agosto – Chegada a Honululu (Havai, EUA)
27 agosto – Partida de Honululu
13 setembro – Chegada a Papeete (Taiti, Polinésia Francesa)
17 setembro – Partida de Papeete
18 outubro – Chegada a Punta Arenas (Chile)
Comemorações dos 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães
23 outubro – Partida de Punta Arenas
04 novembro – Chegada a Valparaíso (Chile)
08 novembro – Partida de Valparaíso
19 novembro – Chegada a Callao (Peru)
23 novembro – Partida de Callao
05 dezembro – Chegada a Cartagena das Índias (Colômbia)
09 dezembro – Partida de Cartagena das Índias
30 dezembro – Chegada a Ponta Delgada
04 janeiro 2021 – Partida de Ponta Delgada
10 janeiro 2021 – Chegada a Lisboa
António Freitas (Texto e fotos)