Regina Pessoa recebe MiratecArts Prémio Estrela Atlante

Data:

Vinte anos desde o seu primeiro filme ‘A Noite’, e depois de apresentar a retrospetiva do seu trabalho, incluindo a última obra ‘Tio Tomás – A Contabilidade dos dias’, na quarta edição do AnimaPIX, festival de animação na ilha do Pico, o diretor artístico da MiratecArts entregou à autora de filmes de animação, Regina Pessoa, o Prémio Estrela Atlante.
“Pela persistência e ousadia no mundo das artes, é com prazer que apresento o Prémio Estrela Atlante à cineasta portuguesa Regina Pessoa” disse Terry Costa, na entrega do prémio, que decorreu no Auditório da Madalena, Ilha do Pico.
“Sinto-me privilegiada e honrada por ser a convidada 2019 do AnimaPix e por receber a distinção Prémio Estrela Atlante,” afirmou Regina Pessoa, acrescentando que “aqui, nos recônditos do Mundo, na encosta da montanha adormecida na cama do Atlântico encontrei um público realmente interessado e recetivo do meu trabalho e são momentos como este que fazem valer a pena todo o esforço que dedico ao meu trabalho.”
Regina Pessoa nasceu em Coimbra em 1969 e licenciou-se em Pintura na Escola de Belas Artes do Porto. Os seus filmes têm vindo a ganhar prémios e distinções por todo o mundo. Em 2019, realizou ‘Tio Tomás – A Contabilidade dos dias’, uma co-produção Ciclope/Portugal, NFB/Canada e Les Armateurs/France, que recebeu mais de uma dúzia de prémios pelo mundo, incluindo Prémio do Júri Annecy 2019 na França e Grand Prix Animamundi 2019 no Brasil. Foi ainda nomeado para o principal prémio internacional de animação, os Annie.
“‘Atlante’ é atribuído pela associação cultural, com sede na ilha do Pico-Açores, a um, neste caso uma artista, que se destaca por trabalho artístico realizado sem medo”, explica Terry Costa.
“Artistas que seguem as suas paixões, não têm medo de ser diferente com seu trabalho, exemplificam o objetivo deste prémio,” concluiu o diretor artístico da MiratecArts na noite da retrospetiva de 20 anos de trabalho de Regina Pessoa, apresentado pela primeira vez nos Açores e incluído no programa do ‘Dia Mais Curto’ (Agência Curtas.pt).
A associação MiratecArts entrega anualmente o Prémio Estrela Voluntária a uma personalidade que tenha investido o seu tempo e talento “para desenvolver os objetivos da entidade cultural, em que os recipientes incluem jovens que dedicam centenas de horas à MiratecArts”.
O ‘Atlante’ é especificamente dedicado ao corpo de trabalho de um artista. Regina Pessoa junta-se assim aos primeiros galardoados com o ‘Atlante’ que inclui o escritor/dramaturgo/argumentista Christopher Hampton e o compositor/músico Luís Alberto Bettencourt.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.