O canal norte-americano elegeu Águeda para a sua lista das “ruas mais bonitas do mundo”

Data:

O céu de chapéus-de-chuva volta a elevar as ruas do centro de Águeda à fama mundial. Por sinal, estão de volta à cidade como decoração iluminada do Natal.A história da rua dos guarda-chuvas em Águeda que é das mais bonitas do mundo. Tudo começou em 2012, com uma ideia simples que se transformou num sucesso internacional. Há sete anos que um projeto decorou uma rua, a colocou nos mapas turísticos do mundo, fez visitantes procurarem-na, imagens suas inundar o Instagram. E este mês de dezembro, levou a Rua Luís Camões, em Águeda, a uma reputada lista da CNN.

O canal norte-americano elegeu as avenidas mais bonitas do mundo e entre as ruas azuis de Chefchaouen, a Caminito de La Boca em Buenos Aires ou a Lombard Street de São Francisco, Portugal está lá: com a sua rua dos guarda-chuvas.A rua é assim apelidada pelo canal na sua reportagem e por muitos dos seus visitantes; mas na realidade, os guarda-chuvas suspensos, coloridos e que criam um impacto visual incrível não estão sempre nesta rua com residências e comércio tradicional, da cidade do distrito de Aveiro.A ideia surgiu primeiro há cerca de sete anos e meio, inserida no âmbito de um reputado festival local apoiado pela autarquia, o AgitÁgueda.

Entre música, performances e arte, foi criada uma instalação sem paralelo: “o projecto chama se Umbrella Sky e localiza-se principalmente na Rua Luís de Camões em Águeda, a sua rua principal”, explicou à NiT fonte da Impact Plan, a empresa que concretizou a invenção. A empresa em si surgiu em 2007, “com a vontade de assumir uma posição única na sociedade atual saturada de comunicação”. lê-se no seu site. É uma agência, que usa assumidamente “marketing de guerrilha”. Diz que as principais táticas são o uso de meios e ações incomuns, fora dos muppies ou banners. A verdade é que a plataforma, originária de Águeda e com apenas sete funcionários em Portugal, está agora presente em mais de 60 cidades em vários países da Europa, América e Ásia. A CNN Travel voltou a dar a volta ao mundo das ruas bonitas: da Convent Avenue do Harlem em Nova Iorque à célebre e ziguezagueante Lombard Street em São Francisco, do Caminito da La Boca de Buenos Aires, passando pelo Passeio do Filósofo em Quioto até todas as ruas azuis da marroquina Chefchaouen. E há muito mais mundo a passear pelas 21 áreas escolhidas pelo canal de viagens da norte-americana CNN como “as ruas mais bonitas” do planeta. Incluindo as do centro de Águeda e tudo graças aos chapéus-de-chuva.


“Desde 2011 que as quatro ruas centrais de Águeda, incluindo a rua Luís de Camões, são transformadas em coloridos paraísos de sombra dada pelos chapéus-de-chuva”, lê-se no destaque no site. O texto explica ainda como o projecto Umbrella Sky faz parte do festival AgitÁgueda, que “decorre em Julho, Agosto e Setembro – pequenos lapsos da CNN: o festival AgitÁgueda decorre só em Julho, as ruas com céu de chapéus é que permanecem ao longo de todo o Verão; a estreia, como indicam os seus criadores, foi em 2012.  “Os fios são pendurados nos telhados e corridos a guarda-chuvas, numa tentativa de atenuar o calor do Verão, além de proporcionar um cenário colorido” aos vários eventos, acrescenta a CNN na sua lista actualizada .  Este Verão, o projecto utilizou mais de três mil chapéus nas ruas da Baixa desta cidade do distrito de Aveiro. Além deste céu que faz sombra, há também intervenções criativas em bancos de jardim, escadarias, postes ou paredes.
Desde a sua estreia, a iniciativa atrai cada vez mais turistas e é razão de romarias fotográficas: é um sucesso mundial com milhões de publicações nas redes, particularmente no Instagram, apesar de iniciativas similares também terem surgido por todo o mundo.
Esta ano, Águeda já tinha surgido numa lista similar à da CNN das ruas mais bonitas do mundo, no caso assinada pela revista Architectural Digest.

FONTE NIT E PUBLICO

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.