“Os portugueses residentes no estrangeiro dignificam o nome do país” – Sec. de Estado das Comunidades

Data:

“Os portugueses residentes no estrangeiro dignificam o nome do país pela forma harmoniosa como se integram nas sociedades de acolhimento”, mas também “pela sua capacidade de empreender e de inovar, criando empresas, associações, projetos sociais e outras iniciativas de grande valor para o interesse comum”, elogia a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas na sua mensagem de Natal.
Berta Cabral lembra que os emigrantes portugueses deram e continuam a dar muito a Portugal, “contribuindo de forma marcante para fazer do nosso país, um país melhor, mais coeso e aberto ao Mundo” e nesse sentido expressa a vontade de que “a ligação entre Portugal e os seus cidadãos dispersos pelos diferentes países do Mundo se reforce cada vez mais” nas suas várias dimensões – cívica, política, cultural e linguística, e na relação com a administração pública portuguesa.
Sobre o próximo ano, a titular da pasta das Comunidades Portuguesas afirma que, sob a orientação do ministro dos Negócios Estrangeiros, vai continuar a trabalhar “para que seja possível responder com maior celeridade, e eficácia, às necessidades dos portugueses residentes no estrangeiro”.
“Neste sentido encontra-se em fase avançada um importante trabalho de elaboração de um novo Modelo de Gestão Consular, que apostará fortemente na inovação, na modernização administrativa e na desmaterialização e simplificação de processos. O objetivo passa por tornar mais fácil e cómodo o recurso aos serviços consulares por parte dos cidadãos”, avança.
“Continuaremos a ter um olhar especialmente atento à situação dos portugueses que vivem no Reino Unido e na Venezuela. Estes sabem que podem sempre recorrer aos serviços consulares e diplomáticos portugueses. No caso do Reino Unido, estamos convictos de que o processo de candidatura à autorização de residência (Settlement Scheme) no contexto do Brexit continuará a decorrer com normalidade, tal como se verificou em 2019”, promete ainda.
Na sua mensagem de Natal a todos os portugueses e descendentes que vivem no estrangeiro, Berta Nunes referiu ainda os atos eleitorais deste ano, os primeiros realizados após a aprovação do recenseamento automático dos portugueses no estrangeiro, para informar que está em curso a criação de um grupo de trabalho conjunto entre o Ministério da Administração Interna e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, para analisar o relatório que caracteriza o modo como decorreu a votação para a Assembleia da República no estrangeiro “e propor alterações e ajustamentos, para que o processo possa ser mais simples e funcional para os cidadãos da diáspora”.
“A todas e todos, desejo Festas Felizes e um excelente ano de 2020, com saúde e muito sucesso pessoal e profissional”, finaliza.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.