Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal vai trazer para o mercado novas “bolachas saudáveis” 

Data:

Um novo tipo de bolachas saudáveis nutricionalmente equilibradas e em linha com as preocupações nutricionais vai chegar ao mercado em 2020, resultado de workshops que contaram com a participação da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).  
“Estas bolachas, que terão particular atenção ao açúcar e gordura, vêm demonstrar que os consumidores podem influenciar o processo de criação de novos produtos”, começa por explicar Rogério Ribeiro, professor e investigador da APDP.  
Os workshops interativos que integram a iniciativa europeia de inovação alimentar EIT Food decorreram em Oeiras, em novembro, foram dinamizados pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIAV) e juntaram especialistas do setor alimentar, investigadores e 15 pessoas com mais de 65 anos, de ambos os sexos. Através de atividades de gamificação foi estimulada a discussão sobre conceitos em torno do desenvolvimento dos alimentos.
“Graças à partilha de experiências de vida, valores e conhecimentos, chegámos a conceitos de novos produtos alimentares, partilhados com vários especialistas, reunindo entidades desde a inovação de matérias-primas agrícolas à área da saúde, passando pela comercialização”, conclui o investigador.
Este projeto internacional de cocriação de novos produtos alimentares em parceria com os consumidores é coordenado pela Universidade de Varsóvia e visou responder às necessidades dos consumidores idosos. Presente em vários países europeus, em Portugal o consórcio é coordenado pelo INIAV, em parceria com a APDP, a Vieira de Castro, a Qualiriso e a SONAE MC, com vista ao desenvolvimento de bolachas de ‘bem-estar’ inovadoras.

Sobre a APDP
Fundada em 1926, a APDP é a associação de pessoas com diabetes mais antiga do mundo. Com cerca de 15 mil associados, desenvolve a sua atividade na luta contra a diabetes e no apoio à pessoa com esta doença, tendo sempre como meta a integração das pessoas com diabetes enquanto elementos ativos na sociedade. A APDP tem sido pioneira na prevenção, na educação e no acompanhamento personalizado. Conhecer melhor a doença e explorar novas formas de tratamento são os seus principais objetivos, a par da criação de estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes.
www.apdp.pt

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.