Arrancou em Odemira um projeto europeu centrado no património sonoro

Data:

O litoral do concelho de Odemira recebeu a primeira ação do projeto Sonotomia, que visa criar um arquivo sonoro dos territórios marítimos e fluviais.
Recentemente aprovado no âmbito do programa comunitário Europa Criativa da União Europeia, o Sonotomia pretende a preservação “de uma vertente quase ignorada do património europeu e que se pretende agora dinamizar”, ao registar, estudar e potenciar a herança sonora europeia, informam os dinamizadores.
Liderada por Portugal no programa Europa Criativa, é coordenada pela Associação Pedra Angular, tendo como parceiros a Fundación Santa María de Albarracín (do Governo de Aragão, Espanha) e o Spatial Sound Institute (de Budapeste, Hungria).
Com o apoio do município, o território de Odemira recebeu a 13 a 15 de dezembro, a ação de lançamento do projeto, de modo a estimular o conhecimento e exploração dos recursos sonoros relacionados com o Atlântico e o rio Mira.
“Os participantes exploraram diferentes pontos da geografia da costa alentejana, dialogaram com representantes do Município de Odemira e das comunidades locais e traçaram planos para os dois próximos anos de intensa atividade. O Cabo Sardão é dos pontos escolhidos pelos peritos da União Europeia para a monitorização da paisagem sonora da Costa Alentejana”, explicam os responsáveis pelo projeto.
Definir o perfil sonoro e captar as particularidades de uma orla marítima em rápida transformação é uma das prioridades desta iniciativa que será posteriormente alargada aos cursos de água de outras áreas alentejanas e noutros pontos do continente europeu.
A Associação Pedra Angular defende que património sonoro “é uma parcela extremamente importante da identidade desta região do mundo, tendo servido de inspiração, ao longo dos séculos, a inúmeros criadores, com destaque para músicos e artistas plásticos”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.