Douglas DC-3 | Uma preciosidade inesquecível no mundo dos aviões

Data:

Lembra-se deste modelo? Foi um dos míticos aviões da sua geração e que fez parte da frota da TAP, percorrendo a “rota imperial” de Lisboa a Moçambique ao longo de mais de 20 horas de voo.
Se quiser matar saudades ou conhecê-lo vá até ao Museu do Ar em Sintra. Ele está lá e espera por si…

O Douglas DC-3 é um avião movido a motor a pistão a hélice que teve um efeito duradouro no setor da aviação comercial nas décadas de 1930 e 1940 e na Segunda Guerra Mundial. Foi desenvolvido uma versão maior e melhorada para 14 assentos do Douglas DC-2. É um bimotor de metal de asa baixa com um trem de pouso na traseira da cauda, propulsionado por dois motores a pistão radialPratt & Whitney Twin Wasp de 1.200 cavalos de potência. Tem uma velocidade de cruzeiro de 207 km/h, capacidade para 21 a 32 passageiros ou 2.700 kg de carga, com um alcance de 2.400 km e pode operar em pistas curtas.

Antes da guerra, foi pioneira em muitas rotas de viagens aéreas, pois podia atravessar os Estados Unidos Continentais e possibilitar voos em todo o mundo, transportar passageiros com maior conforto, segurança e confiabilidade. É considerado o primeiro avião de passageiros capaz de transportar apenas passageiros com lucro. Após a guerra, o mercado de aviões foi inundado com aviões de transporte militar excedentes, e o DC-3 não pôde ser atualizado pela Douglas Aircraft Company devido aos custos. Foi tornado obsoleto nas rotas principais por tipos mais avançados, como o Douglas DC-6 e o Lockheed Constellation, mas o design se mostrou adaptável e útil.

A produção civil do DC-3 terminou em 1942, com 607 unidades. As versões militares, incluindo o Douglas C-47 Skytrain (serviço Dakota na RAF) e as versões soviética e japonesa, elevaram a produção total para 16.000 exemplares. Muitos continuam a prestar serviço em uma variedade de funções. Estimava-se que 2.000 DC-3s e derivados militares ainda estavam a voar em 2013.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.