Migrações: Cáritas pede à Comissão Europeia políticas de desenvolvimento sustentável

Data:

A Cáritas Europa quer que a nova Comissão Europeia “promova políticas que melhorem e facilitem o potencial das migrações para contribuir para o desenvolvimento sustentável em todo o mundo”.

Numa mensagem publicada na página da Internet da Cáritas Portuguesa é defendido que os Estados-membros da União Europeia devem ser incentivados “a expandir os canais de migração para a Europa de forma a garantir que as políticas europeias não comprometem a mobilidade regional em outras partes do mundo”.

Esta mensagem foi divulgada hoje, Dia Internacional dos Migrantes, ocasião considerada uma “oportunidade de reafirmar e promover os direitos dos migrantes”.

A data comemora a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e Membros de suas Famílias, adotada em 18 de dezembro de 1990 pelas Nações Unidas.

Na nota hoje divulgada, a Cáritas Portuguesa lembra que, no âmbito do Projeto MIND, a Cáritas a nível europeu lançou a publicação “Casa Comum”, que aborda os “fortes vínculos entre migração e desenvolvimento”.

“Todas as 11 publicações nacionais – Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, Alemanha (Baviera), Itália, Holanda, Portugal, Eslováquia, Eslovénia e Suécia – e a (…) Europeia, demonstram o importante contributo que os migrantes e as migrações têm para o desenvolvimento sustentável”, frisa a mensagem.

Em Portugal o Projeto MIND está a promover a exposição itinerante “Migrações e Desenvolvimento”, dirigida ao público jovem, além de concursos para estudantes do ensino superior sobre a temática das migrações.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.