Novo livro de Alexandre Parafita faz uma viagem às lendas e mitos dos castelos portugueses

Data:

‘Lendas e Mitos dos Castelos de Portugal’, de Alexandre Parafita, é uma viagem ao mundo mágico dos castelos, guardiões de tesouros e memórias

Uma viagem ao mundo lendário dos castelos de Portugal, enquanto guardiões de tesouros e memórias, é o que propõe o novo livro do escritor e etnógrafo Alexandre Parafita.
‘Lendas e Mitos dos Castelos de Portugal’, lançado pela editora Zéfiro, reúne 83 castelos, do Minho ao Algarve, “e sobre eles apresenta mais de uma centena de lendas com a respetiva contextualização histórica”, explica Alexandre Parafita.
Novo livro de Alexandre Parafita faz uma viagem às lendas e mitos dos castelos portuguesesLutas entre cristãos e mouros, resistência a cercos castelhanos, apelos de mouras encantadas nas ruínas, monstros que amedrontam na escuridão, são algumas das histórias que enchem as páginas desta obra.
‘Lendas e Mitos dos Castelos de Portugal’ é o culminar de um trabalho de pesquisa e estudo, realizado no âmbito do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa, ao qual o autor pertence como investigador integrado.
Segundo Alexandre Parafita este trabalho “procura atrair para os castelos e seus territórios novas formas de turismo cultural, reforçando, ao mesmo tempo, os fatores de auto-estima das populações”.
Outrora residência de reis e príncipes, palco de grandes batalhas, baluartes da independência nacional, os castelos de Portugal, perdida a sua função militar, são hoje, “verdadeiras pérolas e decorar as nossas paisagens, continuando a pairar sobre eles uma auréola de prestígio histórico-lendária que importa valorizar”, sublinha o escritor e investigador.
Através das lendas e mitos, estes monumentos nacionais mantêm “viva a ilusão dos tesouros, mas também das vozes amorosas e sofridas que as torres e masmorras testemunharam”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.