Curta-metragem de Regina Pessoa entre as 10 finalistas à nomeação para Óscares

Data:

A curta-metragem de animação “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, da realizadora portuguesa Regina Pessoa, está entre as 10 finalistas que concorrem à nomeação para os Óscares de Hollywood, anunciou a organização daqueles prémios cinematográficos.

Num comunicado que elenca os filmes finalistas de nove categorias, entre as quais Melhor Filme Internacional – à qual Portugal candidatou “A Herdade”, de Tiago Guedes, que ficou de fora dos escolhidos -, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas refere que foram elegíveis 92 filmes na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, sendo agora selecionados 10, dos quais sairão os cinco nomeados, a revelar no dia 13 de janeiro.
Nomeada para um prémio Annie, em novembro, a curta de 13 minutos tem vindo a arrecadar distinções a nível internacional, tendo sido duplamente premiada no Festival Internacional de Animação de Annecy, com o Prémio Especial do Júri e o Prémio para a Melhor Música Original, da autoria do compositor canadiano Normand Roger. Regina Pessoa concorre com nove trabalhos internacionais como, por exemplo, “Hair Love”, de Matthew A. Cherry, ou uma curta-metragem de animação da Pixar intitulada “Kitbull”, de Rosana Sullivan.
A história de “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” remete para “as memórias afetivas e visuais” da infância da própria realizadora e pretende homenagear um tio, “um homem humilde e um pouco excêntrico que teve uma vida simples e anónima”, lê-se na nota de intenções do filme.
“Este é o meu testemunho como a vida de uma pessoa não tem de ser extraordinária para se ser excecional na vida de alguém”, referia a realizadora no texto que apresentava o filme.
“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, que aborda a idade adulta, sucede a três filmes com os quais a realizadora se debruçou sobre infância: “Noite” (1999), “História Trágica Com Final Feliz” (2005) e “Kali, O Pequeno Vampiro” (2012).
A narrativa apresenta um homem, numa rotina do dia-a-dia do trabalho, e uma menina a quem ensina a desenhar na parede junto à lareira, com um pedaço de madeira queimada. Num registo a preto e branco, em gravura animada, habitual no trabalho de Regina Pessoa, há apenas uma nota de cor, vermelha, a pontuar algumas cenas do filme.
“Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” é distribuído e promovido pela Agência da Curta Metragem e coproduzido entre Portugal (Abi Feijó, Ciclope Filmes), França (Reginald de Guillebon, Les Armateurs) e Canadá (Julie Roy, ONF).

Nascida em Coimbra, em 1969, Regina Pessoa é uma das mais premiadas realizadoras de sempre do cinema de animação português. “História Trágica Com Final Feliz” e “Kali, o pequeno vampiro” somam mais de 80 distinções.
Em 2018, Regina Pessoa tornou-se membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que atribui anualmente os prémios Óscares.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.