Viagem do navio-escola “Sagres” é das iniciativas “mais importantes”

Data:

O navio-escola “Sagres” vai partir em janeiro para uma viagem de mais de um ano, integrada nas comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão Magalhães, com o ministro da Defesa a afirmar que é uma das iniciativas “mais importantes”.

A viagem do navio-escola “Sagres”, que começa no dia 05 de janeiro de 2020 e termina em 10 de janeiro de 2021, foi apresentada em Lisboa.

“Esta será a quarta circum-navegação do navio-escola ‘Sagres’ nos seus 82 anos de história, mas é a mais importante e mais emblemática. É uma das iniciativas mais importantes do nosso programa de comemorações de 500 anos de circum-navegação por Fernão Magalhães”, disse o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, na apresentação da iniciativa.

A viagem, com a direção de 371 dias, vai passar por 23 portos em 20 países dos cinco continentes.

“Este veleiro da Marinha, que vai estar em 23 portos, 20 países e navegar 41 mil milhas, mantém a nobre tradição desta embaixada portuguesa itinerante. Vai mostrar Portugal ao mundo”, explicou.

João Gomes Cravinho destacou ainda as várias iniciativas que vão ocorrer durante a viagem, referindo que vão dar a conhecer a “Defesa, a Marinha e a história da ‘Sagres’”, além de apostarem em outras áreas, como a investigação científica.

O ministro disse igualmente que é esperado que mais de 200 mil pessoas visitem o veleiro português.

Já o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, afirmou que o programa de comemorações do V Centenário da Circum-Navegação é transversal a todos os ministérios, com ações multidisciplinares, integrando setores como a ciência, economia, educação, cultura ou conhecimento, com várias instituições públicas e privadas.

“Existe um vasto programa de eventos de 2019 a 2022, com ações de natureza multidisciplinar. A viagem do navio é uma oportunidade para realizar ações concretas de promoção e divulgação, ou investigação científica. É também uma oportunidade para uma afirmação externa de Portugal”, frisou.

Ricardo Serrão Santos destacou ainda a presença do navio em cidades da rede Mundial de Cidades Magalhânicas e em cidades da diáspora portuguesa durante a viagem.

“Esta viagem à volta do mundo tem um importante caráter formativo nos novos cadetes e vai desenvolver a bordo importantes projetos científicos, que demonstram a vitalidade e importância crescente da ciência marítima”, disse.

Durante a viagem, o navio-escola “Sagres” vai participar nas comemorações da Descoberta do Estreito de Magalhães, em Punta Arenas (Chile), vai efetuar navegação conjunta com o navio “Juan Sebastian Elcano” e ser a “casa de Portugal” em Tóquio nos Jogos Olímpicos de 2020.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.