Dia Internacional dos Direitos Humanos: Em todo o mundo os jovens organizam-se e defendem causas

Data:

Hoje, 10 de dezembro, celebra-se em todo o mundo o Dia dos Direitos Humanos que este ano destaca o papel dos jovens para tornar esses direitos uma realidade em todos os países.
Num mensagem acerca deste dia, o secretário-geral da ONU, afirmou que “em todo o mundo, os jovens marcham, organizam-se e defendem” várias causas.
Numa mensagem em vídeo, António Guterres disse que os jovens levam a sua voz pelo “direito a um meio ambiente saudável, direitos iguais para mulheres e meninas, o direito de participarem em tomadas de decisão e de expressarem as suas opiniões de forma livre”.
Sublinhou ainda que os jovens “marcham pelo direito a um futuro de paz, justiça e oportunidades iguais”.
Na mensagem, António Guterres lembrou também que cada pessoa, independentemente de onde viva, deve poder gozar de todos os direitos, sejam eles civis, políticos, económicos, sociais e culturais sem importar a sua raça, etnia, religião, origem social, género, orientação sexual, política ou opinião. Não deve ainda importar “quanto cada um ganhe, se vive com uma deficiência ou qualquer outra condição.”
Já a alta comissária da ONU para os direitos humanos assumiu que 2019 foi um ano de grande ativismo, principalmente entre os jovens.
Michelle Bachelet destacou o facto de este ano o Dia Internacional dos Direitos Humanos ser celebrado enquanto decorre em Madrid, Espanha, a Conferência da ONU sobre o Clima. Nesse sentido, afirmou que todos devem mostrar-se gratos “aos milhões de crianças, adolescentes e jovens adultos que se levantaram e se manifestaram sobre a crise que o planeta enfrenta”.
A alta comissária da ONU para os direitos humanos lembrou que é o futuro dessas pessoas “que está em jogo e o futuro de todos aqueles que ainda nem nasceram”, mas alertou as lutas contra a mudança climática e outras crises de direitos humanos não podem estar apenas nas mãos dos jovens. “Todos podem e devem defender os princípios universais de direitos humanos”, defendeu Michelle Bachelet.

Hoje celebra-se o Dia dos Direitos Humanos que este ano destaca o papel dos jovens para tornar esses direitos uma realidade em todos os países. Num mensagem, António Guterres afirma que “em todo o mundo, os jovens marcham, organizam-se e defendem” várias causas.Portugal: refletir sobre os desafios e as ameaças dos retrocessos

Num comunicado divulgado hoje, o Governo assinala a data lembrando que estas efemérides “ilustram o caminho já percorrido no sentido da plena realização dos Direitos Humanos”.
A mensagem divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros defende que o sistema de proteção dos Direitos Humanos das Nações Unidas e do Conselho da Europa “constituem indubitavelmente uma das grandes conquistas do século XX”, mas coloca também o foco na necessidade “de refletir sobre os desafios que se colocam e os retrocessos que ameaçam a universalidade dos Direitos Humanos”.
“Nesta ocasião, Portugal reafirma o seu firme compromisso para com a realização universal de todos os Direitos Humanos – civis e políticos, económicos, sociais e culturais –, ambição transversal, quer a nível interno quer externo”, defende o Goverrno na mensagem, acrescentando que é este o princípio “que continuará a nortear a atuação de Portugal nos fora multilaterais de direitos humanos, bem como as relações bilaterais que Portugal mantém”.
“Consciente de que a defesa dos direitos humanos é uma tarefa de execução permanente e sempre inacabada, a atuação do Estado Português pauta-se pelo respeito, promoção e implementação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, dos princípios consagrados na Constituição da República e de todo o normativo que deriva das Convenções de Direitos Humanos a que estamos vinculados”, afirma.
O Dia dos Direitos Humanos é marcado todos os anos a 10 de dezembro: foi neste dia de 1948 que a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em mais de 500 idiomas, é o documento mais traduzido em todo o mundo.
Este ano celebra-se também o 10º aniversário da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, o 30º aniversário da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança e o 70º aniversário do Conselho da Europa.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.