Vila Nova de Famalicão assume-se como o ‘Lugar do Natal’ e o epicentro da celebração é o Mercado de Natal, que este ano divide-se em Praça Alimentar, na Praceta Cupertino de Miranda, e Mercado Artesanal, na Praça D. Maria II.
“Com as suas tradicionais casinhas de madeira, o mercado artesanal oferece a possibilidade de encontrar presentes únicos e genuínos com o artesanato típico da época, a joalharia mais original e têxtil de encantar”, convida a autarquia famalicense.
Até 24 de dezembro, 25 expositores estão à espera dos consumidores de segunda a quinta das 14h às 20h e às sextas, sábados e domingos das 11h às 22h.
Mas a grande novidade deste ano é mesmo a tenda que acolhe a Praça Alimentar com as bebidas quentes e os petiscos e iguarias. Decorre até 5 de janeiro, de segunda a quinta-feira das 11h às 20h e às sextas, sábados e domingos das 10h às 22h.
“São mais de uma dezena de stands com um pouco de tudo desde as sanduiches, aos vinhos aromatizados típicos da época, aos doces de natal e ao chocolate quente”, explica a autarquia.
A animar os dois eventos com a música natalícia, estão dez coros da comunidade. A cada domingo atuam dois coros, pelas 16h e pelas 17h.
A juntar ao mercado, há a Pista de Gelo, ali ao lado, no parque de estacionamento da Praça D. Maria II, bem no centro do núcleo urbano. E o carrocel, o comboio e os passeios de charrete fazem a alegria dos mais novos, mas também dos adultos.
No Parque da Juventude está montado o Circo de Papel e o espetáculo ‘Jardins’, inspirado no conto ‘O Rapaz de Bronze’, de Sophia de Mello Breyner, com várias sessões diárias até 3 de janeiro.
Entretanto, o Pai Natal chega à cidade já este domingo, dia 8, com um desfile a partir das 15h pelas ruas da cidade até à Cabana Solidária do Pai Natal que vai apelar ao espírito natalício dos famalicenses, na Praça 9 de abril, com música ao vivo e muita animação.
Tudo isto sem deixar de parte a Corrida S. Silvestre na noite de 23 de dezembro e o Porto de Encontro’19, na véspera de Natal, a 24 de dezembro.
“Vila Nova de Famalicão assume-se como o lugar do Natal e tem muitas razões para o fazer”, assume o presidente da Câmara Municipal. Paulo Cunha diz ainda que com esta campanha Famalicão vai ser ‘transformado’ “num lugar mágico com espaços para as crianças darem largas à sua imaginação e fantasia, mas também iniciativas que apelam ao espírito natalício de todos os famalicenses”.
Ana Grácio Pinto