A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas faz entre 6 e 9 de dezembro a sua primeira visita à comunidade portuguesa residente no Luxemburgo.
Serviço consular, ensino da língua portuguesa, associativismo e questões sindicais vão dominar a agenda de Berta Nunes no Luxemburgo.
A titular da pasta das Comunidades Portuguesas vai ainda marcar presença numa festa de Natal e em celebrações de aniversários e associações portuguesas.
Do programa consta uma visita ao Consulado-Geral de Portugal e um encontro com Conselheiros das Comunidades Portuguesas eleitos pelo Luxemburgo, eventos que preenchem a tarde de sexta-feira, dia 6.
No dia 7 a agenda começa a ser cumprida com uma reunião com responsáveis pelo ensino do Português no grão-ducado e um encontro com a presidente da Confederação das Comunidades Portuguesas naquele país, Elizabete Soares.
Berta Nunes marca ainda presença na Festa de Natal da Escola de Música de Differdange e no 40º aniversário da Associação Ranchos Folclóricos Províncias de Portugal.
No domingo, a governante participa em outros em eventos culturais e tradicionais portugueses, como o Magusto organizado pelo Centro de Apoio Social e Associativo e os 35 anos da Associação de Pais de Ettelbruck.
De destacar ainda a visita, no dia 9, à exposição ‘Aristides Sousa Mendes – um Cônsul Português entre a consciência humana e a razão de Estado’, nos Arquivos Nacionais do Luxemburgo.
No mesmo dia, Berta Nunes reúne-se com o vice-presidente da Central Sindical OGBL, Carlos Pereira, e com o secretário central do Departamento dos Emigrantes, Eduardo Dias.
O programa da deslocação ao Luxemburgo ficará completo com uma reunião com o presidente do Centro de Apoio Social e Associativo, José Trindade.
Segundo dados do Observatório da Emigração, em 2019 residiam no Luxemburgo 95.500 pessoas com nacionalidade portuguesa, uma comunidade que representa 15,6% do total da população do Grão-Ducado.
Ana Grácio Pinto