O Observatório Internacional de Direitos Humanos (OIDH), assinala a 10 de dezembro, na cidade da Guarda, o Dia Internacional dos Direitos Humanos
O Observatório Internacional associou ainda às celebrações, a Direção Regional de Cultura do Centro, a Diocese da Guarda e a Câmara Municipal da Guarda.
O evento recebeu o alto patrocínio do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro.
O programa tem início às 18h, com uma cerimónia na Sé Catedral da Guarda.
A abertura com cânticos tradicionais africanos estará a cargo da Associação dos Estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa da Guarda (AEPALOP).
Representantes de várias crenças vão falar sobre temas relacionados com o tema.
Khalid Jamal, do Observatório do Mundo Islâmico, vai apresentar ‘O Islão dos Direitos Humanos’, enquanto José Levy Domingos, da Comunidade Judaica de Belmonte, vai falar sobre as ‘Raízes Judaicas da Declaração Universal dos Direitos Humanos’.
As ‘Raízes Cristãs da Declaração Universal dos Direitos Humanos’ será o tema apresentado pelo cónego Manuel Pereira de Matos, da Diocese da Guarda, e
Catarina Martins, da Fundação AIS (Ajuda à Igreja que Sofre) vai apresentar o relatório sobre a situação do Direito à Liberdade Religiosa no Mundo relativo a 2018.
Por último, Luís Andrade, presidente do Observatório Internacional de Direitos Humanos (OIDH) entrega o Título Honorífico ‘Lugar de Paz, Fé e Cultura’ à Sé Catedral da Guarda.
O Observatório Internacional de Direitos Humanos (OIDH), classificou a Sé Catedral da Guarda de ‘Lugar de Paz, Fé e Cultura’ à semelhança do Convento de São Salvador, localizado em Jerusalém, classificado pelo (OIDH) de ‘Lugar de Paz e Bem’, “inserido numa corrente solidária, à escala planetária, a cargo do OIDH, pela Paz Mundial”, informa a organização.
A cerimónia termina com um concerto com o Grupo Coral Polifónico Pedras Vivas e direção do Maestro Vítor Casanova
O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro, para recordar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, onde se enumerava os direitos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.
A data visa homenagear o empenho e dedicação de todas as pessoas que defendem os direitos humanos e colocar um ponto final em todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.
Guarda recebe celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos
Data: