Cabeça volta a ser a Aldeia Natal mais ecológica

Data:

A Serra da Estrela volta a ser a paisagem de fundo da ‘Festa de Montanha’ que, entre 7 de dezembro e 1 de janeiro, vai transformar Cabeça numa aldeia de Natal típica e ecológica.
Nesta sétima edição o Pai Natal não está convidado, “pois tudo é feito de recursos naturais e com a vontade e engenho das gentes da aldeia”, informa a Associação das Aldeias de Montanha.
São os cerca de 170 moradores que ao longo dos últimos meses trabalharam para criar a mais peculiar e sustentável aldeia de Natal. Tudo feito com materiais da natureza, como as giestas, as videiras, os pinheiros, folhas de fetos, lã das ovelhas bordaleiras, canas de milho e ainda outros materiais reciclados “e que resultam das limpezas cirúrgicas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos”, conta ainda a organização.
Todo o trabalho é feito pela comunidade, com o apoio das coletividades da aldeia, da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM) e do município de Seia, e dá origem a uma festa que valoriza tradições como a missa do Galo, a fogueira de Natal, a confeção de iguarias no forno comunitário e o Mercado de Natal com produtos regionais.

Ao entardecer, milhares de luzes de tecnologia led iluminam as ruelas e o casario típico feito em xisto de Cabeça - que se orgulha de ter sido a primeira aldeia led do país.
As portas de casa dos habitantes estão abertas e o pequeno comércio tradicional, as tasquinhas e as ruas são espaços em que a comunidade se funde com os visitantes.
Ao entardecer, milhares de luzes de tecnologia led iluminam as ruelas e o casario típico feito em xisto de Cabeça – que se orgulha de ter sido a primeira aldeia led do país.
Para evitar a acumulação de lixo nos contentores, os visitantes são incentivados a levarem os desperdícios para depósitos em ecopontos urbanos. “Da mesma forma, os visitantes são incentivados a partilharem os automóveis e assim evitarem congestionar a aldeia”, informa a organização.
O programa inclui a realização de vários workshops e oficinas, entre os quais a ‘Cozinha do Bosque’, o ‘Workshop eco-enfeites de Natal’ e a ‘Oficina de Cestaria Tradicional’.
O programa completo da ‘Festa de Montanha’ pode ser consultado em http://www.aldeiasdemontanha.pt/festas-montanha

Ao entardecer, milhares de luzes de tecnologia led iluminam as ruelas e o casario típico feito em xisto de Cabeça - que se orgulha de ter sido a primeira aldeia led do país.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.