O ‘Espumante Cartuxa Reserva 2012’, produzido pela Fundação Eugénio de Almeida, acaba de ser distinguido com medalha de ouro no concurso ‘Effervescents du Monde 2019’, em Dijon, França, no qual participaram 564 espumantes de 22 países. Neste importante concurso mundial de espumantes, o juri composto por 100 especialistas atribuiu em 2019, 23 medalhas de ouro e 165 medalhas de prata a espumantes de vários países do mundo.
Nesta edição foram atríbuídas apenas três medalhas a espumantes portugueses. Duas de ouro: ao ‘Espumante Cartuxa Reserva 2012’ e ao ‘Espumante da Bairrada, Original Reserva Bruto Branco Baga 2017’, da empresa Positive Wine. O espumante ‘Marquês de Marialva Bical & Arinto Reserva Brut 2015’, da Adega de Cantanhede recebeu medalha de prata.
O ‘Espumante Cartuxa Reserva 2012’ é um vinho base produzido a partir de uvas da casta Arinto rigorosamente selecionadas e colhidas no estado de maturação ideal para produção de um vinho base espumante. “Fermentou a temperatura controlada, efetuada em barricas de carvalho francês. Estagiou sobre borra fina durante seis meses com batônnage periódica. A segunda fermentação ocorreu em garrafa pelo método clássico, seguida de estágio sobre borra e batônnages intercalares durante cinco anos, nas caves do Mosteiro da Cartuxa”, informa a Fundação Eugénio de Almeida.
“Com aroma elegante a erva seca, anis e cera de abelha e ainda suaves notas de amêndoa torrada. O ‘Espumante Cartuxa Reserva 2012’ é muito fresco e persistente na boca, potente terminando com grande complexidade”, apresenta ainda a empresa
A marca Cartuxa é um dos principais ativos da Fundação Eugénio de Almeida e atual marca umbrella da Adega Cartuxa, do Lagar Cartuxa, Enoturismo Cartuxa e da Enoteca Cartuxa. Traduz-se na produção dos vinhos ‘Vinea Cartuxa’, ‘EA’, ‘Foral de Évora’, ‘Cartuxa’, ‘Scala Coeli’ e do mítico ‘Pêra-Manca’, bem como dos azeites ‘EA’ e ‘Cartuxa’.
Espumante Cartuxa Reserva 2012 galardoado com ouro
