Parques naturais de Sintra Cascais Mafra e da Arrábida vão ter sistema de vigilância contra incêndios

Data:

O Conselho Metropolitano de Lisboa aprovou numa reunião a implementação de dois sistemas de videovigilância contra incêndios no Parque Natural de Sintra, Cascais, Mafra e Parque Natural de Arrábida. que deverá estar a funcionar no final do próximo ano.
A área que este projeto pretende cobrir abrange os municípios de Cascais, Mafra e Sintra, no distrito de Lisboa, e os de Palmela e Sesimbra, no distrito de Setúbal.
“Com este projeto, pretende-se instalar um número mínimo de 12 torres de videovigilância e apoio à decisão, um centro de controlo e gestão e um posto de operação, entre outros”, informa uma nota publicada no site da Área Metropolitana de Lisboa (AML).
De acordo com a proposta, o centro de controlo e gestão será instalado no Comando Territorial de Lisboa da Guarda Nacional Republicana e o posto de operação ficará no Comando Sub-regional de Lisboa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Para a implementação dos sistemas, os municípios abrangidos terão que celebrar contratos “administrativos de cooperação, comodato e financiamento”, bem como “protocolos de cooperação e comodato com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e outras entidades”, informa ainda a AML.No final da reunião, em declarações à agência Lusa, o primeiro secretário da Comissão Executiva Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto, adiantou que o processo está em fase de concurso. “Não foi adjudicado, mas já se abriu o concurso. Eu acho que até ao final do próximo ano estará em funcionamento”, perspetivou.
A AML publicou a 04 de novembro o anúncio de concurso público para a aquisição dos bens e serviços para a implementação de dois sistemas de videovigilância florestal, “com um preço base de 650.000 euros”, que serão cofinanciados pelo Fundo de Coesão, pela Área Metropolitana de Lisboa, e pelos municípios de Cascais, Mafra, Palmela, Sesimbra e Sintra.
A Área Metropolitana de Lisboa integra 18 municípios.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.